Estudantes do CETEC participam de mais uma edição da Febrace

Publicado em 23/03/2022 | Editado em 23/03/2022

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da USP acontece de forma virtual entre os dias 14 e 26 de março.

Em 2022, três trabalhos do CETEC participam da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, a Febrace. O evento nacional de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação chega a sua 20ª edição com a apresentação de diversos projetos científicos de todas as áreas do conhecimento, desenvolvidos por estudantes do ensino básico e técnico de todo o Brasil.

Realizada de forma virtual, em função das medidas de prevenção do coronavírus, a Feira acontece entre os dias 14 e 26 de março. Os três grupos de estudantes que representam a escola no evento são:

Estudo comparativo dos desenvolvimentos sociais e econômicos indígenas nas tribos dos Kaigang (Farroupilha) e Caicangues (Erechim), entre os anos de 1930 a 2020”, das alunas Manuela Teles da Roza, Laura Elizama Silveira Calgaro e Gabriela Priscila da Silva, orientadas pelas professoras Deise Angélica Pasquali e Beatriz Catharina Messinger Bassotto. Saiba mais aqui.

Extração de óleo vegetal da semente da Araucaria angustifolia”, das alunas Helena Prado de Ávila, Isadora de Vargas Cecconello e Laura Ferreira Conte, orientadas pelas professoras Dáfiner Pergher e Tatiana Bisoto. Saiba mais aqui.

Gesso Acartonado Ecológico”, das alunas Virgínia Gomes Poyer e Luísa Pedroni, orientadas pelos professores Gustavo Rubbo Siqueira e Ísis Cristina Pires de Lima. Saiba mais aqui.

Os projetos serão julgados por professores universitários e especialistas, que farão a avaliação em teleconferências fechadas. Os melhores projetos receberão troféus, medalhas, bolsas e estágios e concorrerão a aproximadamente 300 prêmios, além de oportunidades no Brasil e no exterior. Os autores dos melhores projetos também contam com a possibilidade de serem escolhidos para a Regeneron International Science and Engineering Fair (ISEF) – a maior feira internacional de ciências do mundo, que acontece em maio, em Atlanta, Estados Unidos. Todos os anos, na Febrace, são selecionados nove projetos para a mostra.

No período de realização do evento, também estão sendo transmitidas palestras a fim de fomentar o ingresso dos estudantes nas carreiras científicas e tecnológicas. Os temas das discussões variam de mulheres na ciência até oportunidades na educação, todas com garantia de certificado e possibilidade de prêmios. 

Para o Coordenador do CETEC Ciência, Gustavo Rubbo Siqueira, os projetos dos estudantes da escola demonstram o grande potencial estimulado em sala de aula: “Sempre temos projetos de pesquisa de sucesso em feiras e mostras, e isso demonstra não somente a capacidade analítica dos alunos como também reflete a qualidade do ensino oferecido na instituição. Os temas selecionados são interessantes do ponto de vista acadêmico e também de grande utilidade prática nos mais diversos campos científicos e tecnológicos, encaixando no objetivo da escola de incentivar o interesse em todas as áreas do conhecimento e preparar uma ampla base para o futuro”, completa o professor.

Na Plataforma Virtual da feira, além de conhecer os projetos, os visitantes poderão deixar comentários e até tirar fotos para guardar como recordação. Ela pode ser acessada clicando aqui.