Estudantes do Curso Técnico em Informática apresentam jogos criados ao longo do curso

Publicado em 09/12/2021 | Editado em 15/12/2021

Jogos foram desenvolvidos durante o segundo e o terceiro ano e contam com imersões em diferentes universos do mundo gamer.

Durante a Feira de Arte e Tecnologia, realizada na última sexta-feira (03/12), os estudantes do Curso Técnico em Informática do CETEC apresentaram os jogos criados por eles ao longo do curso. Orientados pelo professor Marcelo Luis Fardo, os jogos foram desenvolvidos nas disciplinas de Sistemas de Informação, Programação I e Criação Digital.

O professor Marcelo Fardo destaca que, no segundo ano, é trabalhada a produção de um jogo com a finalidade de aprender alguns recursos e técnicas de desenvolvimento da engine que é utilizada, a Unity: “Esse primeiro jogo é desenvolvido individualmente por cada aluno e seu processo é todo guiado pelo professor. Somente uma pequena parte, no fim do processo, fica a cargo de cada aluno, que é montar algumas fases em cima daquilo que já foi desenvolvido, ou seja, é feito um trabalho de level design”, aponta o docente.

Já no terceiro ano, o desenvolvimento do jogo ocupa o ano inteiro. No primeiro trimestre, são retomadas algumas funcionalidades técnicas da Unity, onde os estudantes revisam o jogo desenvolvido no ano anterior, implementando algumas funcionalidades novas. No segundo trimestre é iniciado o processo de construção do gam

e autoral dos alunos, com a criação dos grupos de desenvolvimento, início do processo de ideação, busca de referências, criação do documento de design e prototipação das mecânicas e sistemas de jogo. A partir desse ponto, o professor passa a ser um orientador de projeto, atuando nas dificuldades e necessidades de cada projeto, simulando uma situação de mercado, em que os alunos são os verdadeiros protagonistas, pois precisam resolver os problemas e desafios da produção.

Para o docente, o segundo trimestre é o mais desafiador, pois é onde são desenvolvidos os sistemas e mecânicas que serão a base dos jogos desenvolvidos pelos grupos: “Uma vez que isso é concluído, no terceiro trimestre os alunos se ocupam do desenvolvimento do conteúdo do jogo: arte, animações, interface, fases, sons, trilha sonora, dentre outros elementos que são indispensáveis à experiência de jogo. O ano termina com uma sessão de playtest, em que os jogos são disponibilizados para que alunos do primeiro ano do Técnico em Informática experimentem os jogos e deem feedback sobre sua experiência, completando o ciclo e provendo uma importante experiência de desenvolvimento aos alunos que completam todas essas etapas, pois eles têm o retorno daquilo que produziram, sentido na pele a experiência de produzir um jogo que será jogado por uma audiência, assim como acontece no mundo profissional”, conclui Fardo.

Para a professora Ana Cristina Possapp Cesa, diretora do CETEC UCS, o trabalho de construção de games realizado pelos alunos e professores do Curso Técnico em Informática acaba envolvendo os alunos das três séries, possibilitando a troca de conhecimentos e experiências: “Esse momento, além de integrar os estudantes, possibilita que o conhecimento técnico seja colocado em prática, simulando ações reais do mundo do trabalho no que tange à criação e desenvolvimento de jogos digitais, que vem crescendo cada vez mais nos últimos anos”, aponta a diretora.

Confira os jogos desenvolvidos pelos estudantes:

Grupo 1 – Mushroom’s Revenge

Disponível em: https://rputon.itch.io/mushrooms-adventura

Componentes: Adrison Madruga da Silva, Roberta Puton e Rudimar Soares dos Santos

 

Grupo 2 – Las aventuras de una rana ninja en busca de su ensalada de frutas

Disponível em: https://thomascetcestudent.itch.io/elsapineo

Componentes: Fernando Presmini Dalzotto, Jennifer Pereira Moreira e Thomas Magri Poloni

 

Grupo 3 – Nanae Tame no Lovlit

Disponível em: https://eepereira.itch.io/nanae-tame-no-lovlit

Componentes: Davi Oliveira Helfensteller dos Santos, Eduardo Eberhardt Pereira e Pedro Henrique Martini Pacheco

 

Grupo 4 – Dinorun

Disponível em: https://diego-agnol.itch.io/dinorun

Componentes: Diego Luiz Dall Agnol, Giovana Lisbôa Thomé e Guilherme Bittencourt Maieron

 

Grupo 5 – Hollow Mystery

Disponível em: https://laurahtbraz.itch.io/hollow-mystery

Componentes: Catherine Karoline da Fonseca Macedo, Laura Hübner Tessari Braz e Lucas Worman Hanauer

 

Grupo 6 – Lost in Forest

Disponível em: https://lipezin-44.itch.io/lost-in-forest

Componentes: Felipe Moreira Fadanelli, Gianluca Petiz Zugno e Micaela Bentancor