Estudo do perfil Socioeconômico de Caxias do Sul foi conduzido pelo City Living Lab, do Programa de Pós-Graduação em Administração

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 09/02/2022 | Editado em 15/01/2024

Publicação idealizada pelo MobiCaxias – Mobilização por Caxias do Sul, lançada no mês de dezembro, retrata a cidade e torna-se ferramenta de conhecimento para a comunidade e de fundamentação na busca por investimentos. Download pode ser feito no site da entidade.

A Universidade de Caxias do Sul, através do City Living Lab – grupo de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Administração, é responsável pela coleta e análise de dados do Perfil Socioeconômico de Caxias do Sul 2021. A publicação foi lançada no mês de dezembro, pelo MobiCaxias – Mobilização por Caxias do Sul, como ferramenta de comunicação no contato da entidade – e de todos que necessitarem, já que o acesso é livre, com potenciais investidores, parceiros, fornecedores, clientes e a própria comunidade.

A revista visa apresentar os aspectos que mais se destacaram na cidade, categorizados em eixos temáticos, e permite posicionar Caxias do Sul diante de outros locais. Fontes oficiais foram utilizadas para a consulta, resultando em compilação que reúne séries históricas e comparativos com dados estaduais e nacionais.

Professores e estudantes de Mestrado e Doutorado trabalharam no estudo, que contempla dados relacionados aos aspectos gerais da cidade, como história e demografia; infraestrutura, incluindo mobilidade, conectividade e saneamento; a dimensão econômica, que contempla itens como desenvolvimento, inovação e tecnologia; turismo, atrações e cultura; educação; saúde; e segurança.

De acordo com a professora Ana Cristina Fachinelli, coordenadora do City Living Lab, o trabalho demandou uma análise detalhada do tecido social e econômico da cidade de Caxias do Sul. “Destacamos, ao longo do material, as qualidades de Caxias do Sul, apresentando-a como um ambiente propício para viver com qualidade de vida e desenvolver negócios. Esta publicação consolida diversas informações de Caxias do Sul e serve de referência para amparar decisões sobre investimentos, na formulação de políticas, informar os visitantes e o público sobre os ativos e passivos do município e seus fatos socioeconômicos”.

O acesso é gratuito, no site do Mobicaxias e do City Living Lab.

MobiCaxias
A UCS é uma das instituições que integra o MobiCaxias – a sede da entidade está localizada no Centro de Convivência da própria Universidade. A iniciativa reúne representantes da sociedade civil organizada para pensar o futuro do município e da região – propondo soluções para uma Caxias 2040 em âmbitos como sociedade, economia e logística.

City Living Lab
Ambiente de inovação, engloba dimensões sociais e tecnológicas simultaneamente em uma parceria entre negócios-cidadãos-governo-academia. Trata-se de um ecossistema em que diferentes parceiros trabalham lado a lado, compartilhando conhecimento enquanto interagem com uma ampla variedade de conhecimentos e tecnologias, induzindo, assim, um terreno fértil para inovação, pesquisa e comunicação interdisciplinar.