Evaldo Antonio Kuiava ganha registro na Galeria dos Ex-Reitores

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 15/06/2022 | Editado em 15/06/2022

Nono reitor da história da Universidade, fundada em 1967, professor desempenhou o cargo por duas gestões, entre 2014 e 2022, acompanhado do vice-reitor Odacir Deonisio Graciolli.

Cada reitor que liderou a gestão acadêmica da UCS imprimiu sua marca no desempenho de uma atuação voltada à promoção do conhecimento e da educação, no cumprimento de uma missão institucional comprometida com o desenvolvimento regional. Como forma de reverenciar a contribuição de Evaldo Antonio Kuiava enquanto reitor da Universidade de Caxias do Sul por duas gestões, entre 2014 e 2022, ao lado do vice-reitor Odacir Deonisio Graciolli, seus nomes passaram a integrar a Galeria dos Ex-Reitores.

A solenidade de descerramento da placa ocorreu nesta sexta-feira, 15 de junho, com a presença de autoridades, professores e funcionários.

Na ocasião, o professor Evaldo Antonio Kuiava pontuou a preocupação de todo gestor em contribuir, com olhar focado em ajudar, em construir. Nesse processo, destacou a importância da humildade e da simplicidade: “O projeto institucional deve falar acima das pessoas”. Emocionado, lembrou do reconhecimento pela atuação na reitoria. “Tudo isso eu devo ao que a Universidade conquistou, ao trabalho que cada um fez e faz pela Instituição”, enalteceu, honrando a todos os que já contribuíram à história da UCS, à sua maneira. Ele aproveitou, ainda, para agradecer a parceria do professor Graciolli, enquanto vice-reitor, e declarou alegria pela nova equipe da gestão acadêmica, focada no avanço da Instituição.

O professor Odacir Graciolli salientou a relevância de reconhecer o passado. “Só tenho a agradecer pelos oito anos de convivência com o professor Evaldo, com os colegas. Cresci muito no âmbito da gestão, mas também como ser humano”, avaliou, contando que dedicou seu melhor à UCS e agradecendo a parceria de todos os que contribuíram na construção dos mandatos. “Não tenho dúvida que é uma grande Instituição, extremamente importante para toda a região”.

Integrante do Conselho Curador da Fundação Universidade de Caxias do Sul, Gilson Cesar Borges de Almeida (suplente da presidência), secretário municipal do Urbanismo, João Uez, professores Odacir Deonisio Graciolli e Evaldo Antonio Kuiava, reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, e integrante do Conselho Curador da FUCS Celso Schoerpf (conselheiro titular).

O reitor Gelson Leonardo Rech ressaltou a positiva trajetória dos professores Kuiava e Graciolli na gestão. “Vamos deixar a Universidade melhor porque alguém nos colocou num patamar da montanha de onde fica mais fácil dar o próximo passo. E essa montanha não tem fim, a excelência é o horizonte”, contextualizou. “Sabemos do esforço de vocês, fomos testemunhas do envolvimento em cada questão, bem como do desejo de fazer mais”, em uma dedicação integral ao longo de oito anos. “Vamos sempre ter a memória das pessoas que ajudaram a construir no seu estilo, a seu modo, com o seu coração, com a sua inteligência, a Universidade”, parabenizou.

A Galeria, sediada no hall de entrada do Gabinete da Reitoria, no Bloco A, foi inaugurada em 2015, a fim de prestar homenagem aos ex-reitores e suas equipes, que contribuíram para o desenvolvimento e o engrandecimento da Instituição. A Galeria também conta com versão virtual. 

Kuiava foi o nono reitor da história da UCS, que também teve como ex-reitores Virvi Ramos, Sérgio Almeida de Figueiredo, Airton Santos Vargas, Abrelino Vicente Vasata, João Luiz de Morais, Ruy Pauletti, Luiz Antonio Rizzon e Isidoro Zorzi.

Fotos: Bruno Zulian