Eventos do curso de Moda movimentam o Campus 8 durante esta semana.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 29/11/2019 | Editado em 02/12/2019

Na terça-feira, 3 de dezembro, será realizada a 26ª Maratona de Moda, com a 40ª edição do Prêmio UCS/Sultextil e a apresentação de trabalhos de conclusão de curso. Já na quinta-feira, 5 de dezembro, ocorre a 17ª edição do Concurso UCS/Cootegal. Atividades são abertas à comunidade.

Diferentes eventos de moda movimentam o Campus 8 na próxima semana, promovidos pelo curso de Moda. Na terça-feira, 3 de dezembro, a partir das 20h, ocorre a 26ª Maratona de Moda, que compreende a apresentação de trabalhos de conclusão dos acadêmicos e a 40ª edição do Prêmio UCS/Sultextil. Já na quinta-feira, 5 de dezembro, às 19h, tem espaço a 17ª edição do Concurso UCS/Cootegal.

26ª Maratona de Moda

Em sua 26ª edição, no Espaço Alternativo do Campus 8, a Maratona de Moda ocorre com o tema “Re… Re-pense, Re-crie, Re-invente, Re-use!”, mote que se abre a inúmeras possibilidades propondo reflexão e renovação. “Tudo é possível, vale a pena reconsiderar algumas coisas e refazer outras. Rever conceitos, eis o momento oportuno”.

> 20h – Apresentação Trabalhos de Conclusão de Curso: Colocando em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da formação, ao final do curso os alunos desenvolvem uma coleção de vestuário apresentando portfólio para avaliação e desfile com três looks.

> 20h30 – 40º Prêmio UCS/Sultextil: A atividade propõe aos alunos concluintes trabalhar com os tecidos de lançamento da tecelagem Sultextil, parceira de longa data da atividade, na produção de peças conceituais que serão apresentadas em desfile. As peças e o portfólio criativo e técnico serão avaliados considerando criatividade, fidelidade ao tema e execução. O primeiro lugar ganhará uma viagem para Paris, com tudo pago, no período das principais feiras internacionais de moda, e também serão concedidas menções honrosas.

Nesta edição, serão jurados a modelo Gisi Fiuza, o estilista egresso da UCS Marcelo Von Trapp, os designers de moda Rochele Gloor e Lucius Vilar, e a stylist, produtora e jornalista Gabriela Casartelli.

Acadêmicos participantes: Estelamáris dos Santos de Oliveira, Francieli Carra, Domênico Souza, Paolla Casanova, Larissa Scheer Viapiana Leite, Jéssica Gehlen, Gabriely Indicatti, Helen Negretti Perotoni, Larissa Rossatto, Andressa da Luz, Júlia Cristy Gambirazio, Larissa Cardoso Do Espirito Santo, Eliseu Francisco, Mateus Deluche e Genaina Ferreira.

17ª Concurso UCS/Cootegal 

Decorrente de parceria com a Cooperativa Têxtil de Galópolis (Cootegal), a iniciativa visa oferecer aos acadêmicos a experiência prática no manuseio de tecidos de lã através do processo de moulage – forma avançada de modelagem na qual o estilista desenvolve a criação da roupa ou molde no corpo de alguma pessoa ou manequim, aprimorando caimento e acabamento.

Durante o semestre, os estudantes da disciplina Projeto de Moulage desenvolvem um portfólio de criação inspirado em referências pessoais. Da reflexão individual surgem os temas para a coleção, com a confecção de um dos looks. Os modelos serão apresentados, no Auditório Marelli do Campus 8, e avaliados nos quesitos: inovação, fidelidade ao tema e qualidade na execução da peça. O estudante vencedor será premiado pela Cootegal com uma viagem nacional para participar de feira, evento ou curso de qualificação na área de Moda. Também serão concedidas menções honrosas.

O júri será composto pela cordenadora de projetos da revista NOI, Caroline Pierozan, a representante da Pole Modas e presidente do Sindilojas Caxias do Sul, Idalice Manchini, a personal stylist e egressa do curso de Moda da UCS Nani Ximenez, a diretora da empresa Pellini e também egressa do curso Tati Pellini, e um dos diretores da Cootegal, Clark Moschen.

Acadêmicos participantes: Ana Maffassiolli Dullius, Bárbara Perquim da Rosa, Bruna Mainardi, Francieli dos Santos, Francine Goppinger, Ketlyn Rettore Garbin, Leticia Barbieri Spiering, Marina Cará de Carli, Mônica Helena Matté, Pâmela Pivatto, Paula Bebber e Suélen Argenton Pinto.

Foto: Roger Clots