Exposição na UCS retrata o cotidiano e a indumentária da cultura gaúcha

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 09/01/2026 | Editado em 09/01/2026

Conjunto de aquarelas de Diogo Borba fica em cartaz na Galeria Universitária até 27 de fevereiro

O Campus-Sede da Universidade de Caxias do Sul é, tradicionalmente, também um espaço de lazer e de cultura e uma opção de passeio à comunidade, ainda mais nesse período de férias. E é lá que está em cartaz até o dia 27 de fevereiro, na Galeria Universitária, a exposição Aquarela del Sur: Traços da Vida e da Cultura Gaúcha, de Diogo Borba. Composta por nove aquarelas, a mostra reúne obras que se dedicam a retratar a riqueza e a diversidade do cotidiano típico gaúcho e sua indumentária folclórica.

Acadêmico do curso de licenciatura em Música da UCS, Borba explica que a exposição celebra a arte da aquarela e destaca a importância de preservar e valorizar o patrimônio natural e cultural do Rio Grande do Sul. “Também convida a refletir sobre a relação entre o homem e a paisagem, a história e a tradição e a beleza que nos rodeiam, muitas vezes tão próximas e tão facilmente esquecidas”, complementa. Segundo ele, a técnica da aquarela, conhecida por sua transparência e luminosidade, cria uma atmosfera única, em contraponto, em alguns casos, às cenas de rusticidade natural, “provocando o espectador a se perder nas nuances de cor e na suavidade das pinceladas”.

A mostra é uma realização da Área do Conhecimento de Artes e Arquitetura e do curso de Artes Visuais da UCS, com apoio do projeto Arte na Escola/Polo UCS.

SERVIÇO
O quê: exposição Aquarela del Sur: Traços da Vida e da Cultura Gaúcha, de Diogo Borba
Quando: até 27 de fevereiro
Onde: Galeria Universitária do Campus-Sede da UCS
Quanto: gratuito

Fotos: Diogo Borba/Divulgação