Família da Serra compartilha a experiência da graduação na UCS

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 17/08/2023 | Editado em 17/08/2023

 Estudante aprovado no Vestibular de Inverno 2023 para Medicina, Arthur Boscato Tams viu o pai conquistar o diploma no mesmo curso em julho deste ano. A mãe também é médica graduada pela Instituição há quase 20 anos

Os Tams: Medicina em diferentes fases da vida

Este semestre começou diferente para Arthur Boscato Tams. O estudante de 18 anos iniciou a sua vida acadêmica na Universidade de Caxias do Sul após ser aprovado no Vestibular de Inverno 2023 para o curso de Medicina. Essa conquista tem um grande significado para o calouro Arthur. Afinal, ela dá sequência a uma trajetória familiar que começou há mais de duas décadas.

Para além do DNA compartilhado, os caminhos da família se entrelaçam por meio de uma conexão profissional. O pai de Arthur, Michel Tams, 45 anos, teve sua colação de grau no curso de Medicina da UCS em 28 de julho deste ano, ou seja, três dias antes do início das aulas do filho. Já a mãe, Giovana Boscato Tams, também formada no mesmo curso e Instituição, completa 20 anos de carreira em dezembro de 2023.

A história da vida profissional dos pais é um incentivo a mais para Arthur, que em 2021 optou pela Medicina. “Eles são inspiração de resiliência, de estudo e de determinação. E é claro que com o exemplo do meu pai, não existe inspiração maior para sempre seguir os meus sonhos”, considera o estudante. Ele conta que acompanhou, junto da mãe, a trajetória acadêmica do pai e descreve esse período como “mágico” na vida deles. “Sei de tudo o que ele teve que conciliar junto à faculdade, dos desafios que a vida trouxe a ele, e, mesmo assim, sei que ele nunca fugiu de nenhuma responsabilidade”, contextualiza. Para Giovana, a opção da família pela Medicina é admirável. “Acho a Medicina uma vocação muito especial, pois através dela conseguimos entender sobre a nossa jornada neste planeta. Estudamos a vida desde a sua concepção até o seu fim”, diz.

As motivações da família para ingressar em Medicina na UCS foram diversas, mas o foco em prática médica, a estrutura do Hospital Geral, a qualidade do ensino e a possibilidade de se manter na região se destacaram. Arthur diz ter grandes expectativas para o semestre, e ressaltou a boa receptividade dos departamentos e associações ligadas ao curso de Medicina da UCS.

A Medicina na família Tams

Giovana, médica há mais de 20 anos, com o filho Arthur
Arthur com o pai, Michel, formado em Medicina três dias antes de o filho iniciar o curso

A história dos Tams com o curso de Medicina da UCS começa há mais de duas décadas. Se a trajetória acadêmica da família fosse uma corrida de revezamentos, Arthur Tams estaria na linha de partida, Michel Tams, o pai, passando a reta final, e Giovana Boscato Tams, a mãe, aguardando na linha de chegada.

Formada em Medicina em dezembro de 2003, a caxiense Giovana, 45 anos, iniciou a residência médica em patologia no Hospital Santa Rita, em Porto Alegre, no ano seguinte. Em 2006, trocou de especialidade para diagnóstico por imagem com atuação em ultrassonografia. Ela conta que conheceu Michel durante o Ensino Médio, enquanto faziam um curso técnico em Enologia, em Bento Gonçalves. Desde então estão juntos, o que já soma 28 anos. Atualmente, Giovana é médica ultrassonografista em uma clínica em Caxias do Sul e sócia de Michel em uma clínica em Nova Petrópolis, cidade onde o casal mora. Ela não sabe a especialização que o filho seguirá, mas adianta que o casal tem a intenção de seguir trabalhando junto, na área de diagnóstico por imagem. “A Medicina tem um campo de atuação vasto, e durante o curso espero que o Arthur escolha trabalhar na área em que se sinta mais realizado”, acrescenta.

Michel é natural de Bento Gonçalves, e iniciou a graduação aos 38 anos movido por um desejo que surgiu quando era mais novo, e também pela possibilidade de trabalhar no próprio negócio. Ele, que também tem grande interesse por Radiologia, projeta seguir se aperfeiçoando para oferecer um atendimento cada vez melhor aos pacientes. Além da atuação na clínica, o médico recém-formado faz plantões em Pronto-Atendimentos e em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e aguarda o final do ano para prestar a prova de residência. “Hoje o sentimento é de alegria por mais uma etapa conquistada”, diz. Michel revela que ele e a esposa ensinaram para o filho alguns valores da profissão. “Passamos para ele que Medicina é um desafio inspirador, de muito trabalho, foco, gosto pelo estudo diário, ética, empatia, respeito com os pacientes e profissionais que trabalham conosco”.

Arthur, que é filho único do casal e nasceu em Porto Alegre, explica que mesmo estando no início do curso, a Neurologia e a Psiquiatria são áreas que despertam maior interesse nele. Ele menciona a felicidade e o orgulho dos pais com sua aprovação no vestibular. “Foi bem engraçado. Estava nadando no momento em que saiu a notícia, então, quando saí da piscina e peguei o celular, vi as diversas mensagens de amigos e familiares me parabenizando”. O estudante, que hoje mora em Caxias do Sul, também relembra de um direcionamento que recebeu do pai e de um primo – que no período estava no segundo ano de Medicina – no verão de 2021, quando decidiu ser médico. “Se tiver vontade e resiliência para assumir essa responsabilidade, será uma ótima decisão”.

Crédito das fotos: Acervo Familiar