Ford passa a integrar TecnoUCS como empresa consolidada 

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 09/05/2022 | Editado em 10/05/2022

Instalado no Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da UCS, Espaço Ford é voltado ao fomento da inovação e visa contribuir com o desenvolvimento de soluções tecnológicas para o Brasil e o Mundo

A Universidade de Caxias do Sul e a Ford Motor Company inauguraram, nesta segunda-feira, 9 de maio, o Espaço Ford, no TecnoUCS – Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação. A proposta é incentivar o crescimento, a criatividade e a descontração, conectando o meio acadêmico com a indústria. 

O novo vínculo contribui com o fortalecimento de práticas que fomentem o ecossistema de inovação, favorecendo o aumento de soluções tecnológicas. Além disso, a parceria visa ações colaborativas entre as partes com a finalidade de implantar um hub de inovação para desenvolvimentos com grafeno e derivados.

Residentes

A Ford torna-se a quarta empresa consolidada e residente no TecnoUCS que já conta com Marcopolo, Mercosul e IBR Redutores. Há ainda 11 startups residentes – em fase de desenvolvimento – e duas associações empresariais: Bracham e Instituto Hélice. 

O TecnoUCS conta ainda com uma cooperativa de crédito, o Sicredi Cooperucs, e o escritório do InovaRS. Há também quatro empresas em processo de incubação e quatro empresas em pré-incubação, em Caxias do Sul, e outras sete empresas em pré-incubação em Nova Prata. 

Solenidade

Na cerimônia que marcou a inauguração do Espaço Ford no TecnoUCS, o coordenador da UCSGRAPHENE, Diego Piazza celebrou a parceria e a sinergia em desenvolver projetos. “Toda caminhada da Universidade com nanotecnologia acontece há mais de 18 anos. A UCSGRAPHENE é consequência de todos os investimentos que a UCS fez em estrutura, pessoas e na formação de professores. Hoje é a soma das pessoas que fizeram todos os caminhos”, 

Piazza destacou que a parceria é um momento histórico para a Universidade, a UCSGRAPHENE e a Ford, e que ela permite uma geração de conhecimento conectada a um ecossistema de inovação capaz de desenvolver inúmeras potencialidades.

O gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Ford, Luiz Zamorano, ressaltou a importância em criar parcerias que envolvem pesquisas aplicadas à indústria. “Com as soluções que a gente vai desenvolver juntos, vamos levar os nossos carros e a tecnologia para outro patamar”, assegura. 

Ele comenta sobre o posicionamento de inovação da Ford e a segurança dessa parceria. “Eu vi na prática peças injetadas, já com o grafeno, tenho certeza que a gente escolheu a instituição correta”, conclui.

Para o supervisor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ford, Ricardo Albuquerque, inovar é conectar pontos e, depois de lançar 5 milhões de carros no globo com grafeno, o objetivo é ir além. “Temos quatro centros de desenvolvimento de produtos: Alemanha, EUA, América do Sul e Austrália, e nós  (América do Sul)  somos os que mais avançam. Queremos dar um passo à frente, ser líder global”, explica.

O reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, informa com alegria que o ecossistema de inovação conta com 250 linhas de pesquisa, 70 grupos de pesquisa, quatro empresas residentes e 11 startups. “Nós temos uma missão de sermos inovadores, como Henry Ford foi, como nossos fundadores foram. Queremos ser vistos como uma Universidade que não só faz o ensino, mas faz pesquisa, que faz extensão e inovação”.

Ele ainda complementa que a parceria entre a instituição e a empresa mundial é por conta do trabalho de excelência dos pesquisadores da Universidade. “Acreditem: todos nós, juntos e com foco, seremos um grande parque de tecnologia que desenvolve a cidade, a região e o país”, conclui.

TecnoUCS

Espaço de fomento à pesquisa avançada, empreendedorismo e geração de inovação, com foco no negócio e na infraestrutura, o TecnoUCS tem como objetivo fundamental promover a conexão entre os atores do desenvolvimento, levando para o mundo empresarial, o poder público e a sociedade o conhecimento produzido na Universidade.

Agência UCSiNOVA

O TecnoUCS faz parte da Agência de Inovação UCSiNOVA, estrutura de articulação entre Universidade de Caxias do Sul, empresas, governo e comunidade para o desenvolvimento de pesquisas, projetos, serviços e negócios. Criada em dezembro de 2020, integra as dimensões IdeiaUCS (Centro de Integração de Ideias Inovadoras), StartUCS (Centro de Aceleração de Negócios Inovadores), TecnoUCS (Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação) e o CatalisaUCS (Centro de Prospecção de Recursos para Inovação).

Fotos: Bruno Zulian