FUCS e SEDUC RS assinam termo de adesão a convênio que possibilita a formação profissional para alunos da rede pública estadual

A certificação na área de logística será ministrada pelo CETEC UCS aos alunos da Escola Estadual Santa Catarina.
Na tarde desta sexta-feira (24/03), no Salão de Atos do Bloco A da UCS, aconteceu a solenidade de assinatura do convênio entre a Fundação Universidade de Caxias do Sul, por meio do Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul – CETEC UCS e a Secretaria Estadual de Educação, por meio da 4ª Coordenadoria de Educação, para oferta do 5º itinerário da Formação Técnica e Profissional para estudantes do 2º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Santa Catarina.
Os alunos que participam do curso frequentam as aulas teóricas na Escola Santa Catarina e na UCS, além de visitas técnicas a empresas da região. A formação tem duração de dois anos e é dividida em duas certificações: Auxiliar de Logística, com carga horária de 267 horas, no 2º Ano; e Assistente de Logística, com carga horária de 467 horas, no 3º Ano do Ensino Médio.
Para o presidente da FUCS, José Quadros dos Santos, o convênio é de grande valia para a instituição: “Eu tenho a alegria de ter feito minha formação básica na Escola Santa Catarina e tenho certeza que essa experiência agrega muito não só para os estudantes, mas sim para toda a comunidade, que desfruta da estrutura da única Universidade comunitária da nossa região”, apontou.
Segundo Ana Cristina Possapp Cesa, diretora do CETEC UCS, a escolha do CETEC para ser a instituição a realizar a formação profissional com os estudantes da Escola Santa Catarina representa um marco na história da escola: “Sermos escolhidos para certificar a Formação Profissional na Área de Logística nos coloca em uma posição de referência, mas também de muita responsabilidade. Esperamos que os estudantes da Escola Santa Catarina aproveitem a oferta do Itinerário Formativo, já que agora passam a ser também nossos alunos, do CETEC, da UCS e da FUCS. Que seja uma jornada de muita troca e conhecimentos”, disse a docente.
A diretora da Escola Santa Catarina, Flavia Schefelbanis Vaz, ressaltou que a parceria ainda está tomando forma e conquistando cada vez mais estudantes: “Esperamos que muitos outros alunos também possam desfrutar dessa formação, que sobretudo, busca inserir os jovens no mercado de trabalho logo após a conclusão do Ensino Médio”, pontuou Vaz.
Para a Titular da 4ª Coordenadoria de Educação, Viviani Vanessa Devalle, o projeto é de grande valia não só para a Escola Santa Catarina, mas para toda educação pública da região: “É uma alegria ver que as portas da Universidade estão abertas para a educação pública, para as escolas. Esperamos que os estudantes aproveitem essa oportunidade de estar em espaços da academia, em contato com outros profissionais. Temos certeza que esse projeto é o primeiro de muitos que ainda virão no sentido de oferecermos mais oportunidades de formação profissional”, disse Viviani.
O projeto faz parte do programa Qualifica Mais, do Governo do Rio Grande do Sul, que tem como objetivo ampliar a oferta de cursos profissionalizantes gratuitos para a população. A Escola Estadual Santa Catarina foi escolhida para protagonizar o projeto e é a única instituição dentro da 4ª Coordenadoria Regional de Educação, que abrange 14 municípios, a receber a oferta do curso, que entra na grade curricular como uma opção de Itinerário Formativo, no currículo do Novo Ensino Médio.
Compartilhar