Fundação Universidade de Caxias do Sul passa a contar com Comitê Estratégico ESG

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 24/06/2022 | Editado em 08/08/2022

A sigla se refere a questões ambientais, sociais e de governança corporativa e surgiu em uma publicação do Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU)

A Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) inaugurou em junho o Comitê Estratégico do Environmental (Ambiental), Social e Governança (ESG). Fundamentado pela diretriz da FUCS de sustentabilidade econômica, social e ambiental, o Comitê surge com o objetivo de integrar e promover ações transversais entre as mantidas, de acordo com os pilares: Ambiental, Social e de Governança.

Alinhado a esses pontos, as primeiras iniciativas ocorreram em outubro de 2021, a partir da criação de estratégias, objetivos, políticas e propósito para induzir, monitorar e incentivar as ações, planos e programas nos mais diversos níveis institucionais.

De acordo com a pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Neide Pessin, a Universidade é protagonista no desenvolvimento tecnológico, social, econômico e ambiental na região. “Esse momento, embora simbólico, de fato, concretiza uma caminhada institucional bastante grande, consolidada e diversa”, comentou, durante o evento de lançamento. Ela ainda salientou que a ideia é que este seja um comitê plural e diverso.

O reitor da UCS, professor Gelson Rech, destacou a importância de criar ambientes assim e como isso pode impactar a sociedade. “Que não nos falte motivos para cuidar das gerações futuras e dos nossos filhos”, projetou.

Durante o evento, o reitor também entregou a certificação Perfil Energia + Limpa para os representantes do Campus-Sede, Hospital Geral, Campus 8, Campus Universitário da Região das Hortênsias e de Vacaria. O prêmio é concedido às empresas que fazem a aquisição de energia de fontes renováveis e, consequentemente, deixam de emitir toneladas de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Somente em 2021, a Fundação Universidade de Caxias do Sul deixou de emitir 1.225.924 toneladas de CO2 equivalente. Saiba mais, clicando aqui.

Fotos: Bruno Zulian