Fundação Universidade de Caxias do Sul passa a contar com Conselho Fiscal
Atividades, orientadas pelo novo estatuto, enfatizam apontamento contínuo das atribuições fiscais e de gestão da FUCS

A atualização do estatuto, documento que regula as atividades da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) e de suas mantidas, resultou na criação do Conselho Fiscal, em lugar do Conselho Curador. O grupo, composto por cinco conselheiros titulares e cinco suplentes, é presidido por Rui Bueno.
Egresso da UCS dos cursos de Ciências Contábeis e Direito, Bueno dedicou-se à atuação profissional em Recursos Humanos e à advocacia. Sobre o convite para integrar o Conselho Fiscal, o novo presidente compreende como uma oportunidade de trabalhar mais para a comunidade. “Chegou o momento de eu retribuir um pouco daquilo que recebi da UCS. Sou egresso e fui professor do curso tecnólogo e da especialização em Gestão de Pessoas”, relembra.
Bueno afirma estar inteirado das novas responsabilidades que envolvem a atuação do Conselho, agora com orientação fiscal. “Consiste em uma missão importante, estaremos mais vinculados à gestão, fiscalizando as contas e orientando. Não será perdido o foco que o Conselho Curador possuía, mas teremos atribuições adicionais. Trabalharemos com ênfase no apontamento contínuo das atribuições fiscais e de gestão”, reforça. O mandato dos conselheiros tem duração de três anos.
O alinhamento, que moderniza a governança da Fundação, segue padrões de mercado, práticas de compliance e exigências regulatórias de fundações e instituições de ensino. A presidência do então Conselho Curador era ocupada por Gilson César Borges de Almeida.
Foto: Bruno Zulian
Compartilhar