Governador do Estado inaugura obras e serviços complementares no Hospital Geral

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 19/02/2026 | Editado em 19/02/2026

Eduardo Leite destacou a parceria da Fundação Universidade de Caxias do Sul para as melhorias constantes no HG

Diretora-geral do HG, Izar Muller Behs, destacou o empenho da equipe de médicos e funcionários

O governador do Estado, Eduardo Leite, inaugurou na tarde desta quinta-feira, 19 de fevereiro, as obras complementares e os novos equipamentos do prédio anexo ao Hospital Geral (HG). Na ocasião, Leite anunciou um aporte de mais R$ 5 milhões para obras de ampliação do Centro Cirúrgico do Hospital, por intermédio do programa Avançar Mais na Saúde. Também estiveram no evento o vice-governador, Gabriel Souza, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, o prefeito de Caxias, Adiló Didomenico, o CEO da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS – mantenedora do HG), Germano Schwartz, a diretora-geral do HG, Izar Muller Behs, entre outras autoridades públicas e acadêmicas.

A obra do prédio anexo ao Hospital Geral foi entregue em 2023. A expansão foi planejada para qualificar fluxos de atendimento, ampliar serviços de alta complexidade e modernizar a estrutura física e tecnológica do hospital, que é referência regional para 49 municípios da Serra Gaúcha. Na tarde de quinta-feira foram oficialmente inaugurados serviços e melhorias complementares, fundamentais para a plena integração e funcionamento da nova estrutura, entre eles uma nova subestação de energia, equipamentos para as áreas de internação geral e UTI, passarela de interligação entre os prédios e instalação de isopaineis.

Em seu discurso, o governador fez questão de agradecer o apoio e a parceria da FUCS para “tornar o Hospital Geral o que é hoje, uma referência de qualidade para o Estado e o país”. “Nossa gestão já destinou cerca de R$ 40 milhões para melhorias no HG. Não foi uma trajetória fácil, ainda mais com a pandemia e as tragédias climáticas recentes. Mas hoje vemos aqui o quanto valeu a pena investir na saúde, investir nas pessoas”, complementou.

Para o CEO da Fundação, a inauguração desta nova fase também resulta do trabalho dedicado do corpo médico e dos funcionários do HG, “que comprovam que é possível, sim, um SUS de qualidade”. A diretora-geral do Hospital complementou salientando que os recursos do programa Avançar Mais na Saúde tornaram a instituição moderna, com atendimento SUS de alto nível. “Pela terceira vez seguida o HG é recertificado com excelência (grau mais alto) pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Essa conquista é de todos que estão aqui hoje”, parabenizou, diante de um grande grupo de médicos e funcionários que acompanharam a solenidade.

O novo prédio do HG oferece serviços essenciais com foco em alta complexidade e suporte à internação:

1º Pavimento: Recepção, ouvidoria, sala de espera e área técnica (lavanderia, costura e vestiários)
2º Pavimento: UTI Pediátrica e Unidade da Gestante de Alto Risco
3º Pavimento: UTI Neonatal
4º Pavimento: UTI Adulto
5º e 6º Pavimentos: Enfermarias (57 leitos novos)
7º e 8º Pavimentos: Áreas administrativas e auditório

O Hospital Geral

Mantido pela FUCS, com o aporte de recursos públicos, o HG oferece atendimento humanizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a mais de 1,2 milhão de habitantes de 49 municípios abrangidos pela 5ª Coordenadoria Regional da Saúde do Rio Grande do Sul. Mantida pela Fundação Universidade de Caxias do Sul, com o aporte de recursos públicos, a instituição presta atendimento 100% via Sistema Único de Saúde. Em março, o Hospital completa 28 anos.

Fotos: Patrik Valim