Graduação em Viticultura e Enologia da UCS chega à terceira edição
Curso será lançado dia 22 de janeiro, com a parceria do Centro Empresarial de Flores da Cunha e Câmara Setorial de Vinhos da entidade

Profissionais do setor vitivinícola, interessados em impulsionar a capacitação e aplicar seus conhecimentos, têm a oportunidade de participar do curso superior de tecnologia em Viticultura e Enologia, uma realização da Universidade de Caxias do Sul em parceria com o Centro Empresarial de Flores da Cunha, por meio da Câmara Setorial de Vinhos da entidade.
O curso chega à terceira edição como referência nacional, já tendo o reconhecimento do MEC, que lhe conferiu nota máxima. O lançamento será durante evento em 22 de janeiro, quinta-feira, às 19h, no auditório do Centro Empresarial de Flores da Cunha.
As inscrições estão abertas para a graduação que inicia em fevereiro e se estenderá por três anos, disponibilizando ingresso anual para novos alunos. As aulas são presenciais e ocorrem de segunda a quinta-feira, nos turnos da tarde e noite, distribuídas entre a Escola de Gastronomia, em Flores da Cunha, e o Campus-Sede da UCS, em Caxias do Sul, de acordo com a necessidade da disciplina. Apenas o último semestre será realizado no formato online ou EaD, propiciando maior flexibilidade aos acadêmicos, sem interferir na qualidade do ensino ministrado pelo corpo docente da UCS.
Diferenciais na formação
Criado em 2023, o curso superior de tecnologia em Viticultura e Enologia combina ensinamentos teóricos sobre planejamento, operacionalização e estratégia de gestão para empreendimentos no setor à forte imersão prática, com atuação dos participantes em vinícolas da região e em microvinificação. Este é um dos poucos cursos de viticultura no país, cuja oferta reflete a expansão da vitivinicultura nacional para além do tradicional âmbito do Sul do Brasil.
Neste ano, a graduação agrega outro diferencial, que consiste na criação de uma vinícola-escola junto à Escola de Gastronomia da UCS em Flores da Cunha. Este espaço didático e pedagógico, resultado da parceria entre a UCS e o poder público municipal, será voltado às práticas de vinificação. Parte de sua estrutura começa a ser implantada a partir de fevereiro. O programa curricular permite uma atuação qualificada e inovadora dos profissionais em diferentes setores da cadeia vitivinícola, desde instituições de ensino e centros de pesquisa até indústrias de uvas, vinhos e derivados, bem como estabelecimentos alimentares.
Após a inscrição, o candidato poderá fazer o vestibular de forma online. Associados do Centro Empresarial terão descontos e condições diferenciadas de pagamentos.
Foto: Aldo Toniazzo/Arquivo
Compartilhar