Com parceria da UCSGRAPHENE, projetos com grafeno ganham linha de investimento da Sicredi

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 05/10/2021 | Editado em 06/10/2021

Reitor Evaldo Antonio Kuiava e o coordenador da UCSGRAPHENE, Diego Piazza, participaram do lançamento da linha de investimento na Mercopar.

Maior feira de inovação industrial e negócios da América Latina, a Mercopar 2021 foi palco para o lançamento da linha de investimento em Grafeno, uma linha de crédito exclusiva para apoiar projetos relacionados ao material, nesta terça-feira (5), em Caxias do Sul. Resultado de uma parceria entre a Sicredi Pioneira e a Sicredi CooperUCS, o novo produto tem o objetivo de auxiliar no financiamento de projetos de pesquisa e desenvolvimento envolvendo o grafeno e que poderão atrair investimentos para a região, gerando emprego e renda aos municípios. “Isso conversa diretamente com o propósito do Sicredi de contribuir com o desenvolvimento das comunidades e impulsionar os negócios locais”, enfatiza o diretor-executivo da Sicredi Pioneira, Solon Stapassola Stahl.

Para a concessão de crédito, o projeto precisa ter sua viabilidade aprovada pela UCSGRAPHENE, planta de produção, caracterização e aplicação de grafeno da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

A Linha de Investimento em Grafeno oferece crédito financeiro a uma taxa de 0,29% ao mês + CDI, e o empréstimo pode ser quitado em até 60 meses, sendo 12 de carência para o pagamento da primeira parcela. Para ter acesso aos valores, o proponente precisa ser associado a uma das duas cooperativas ou atuar em uma das 21 cidades da área de abrangência da Sicredi Pioneira.

O grafeno tem sido reconhecido como a inovação que vai transformar e desenvolver ainda mais a indústria local. Isso porque, além de ser uma tecnologia que já demonstrou seu potencial, sendo capaz de substituir matérias-primas com décadas de uso, o grafeno é leve, resistente e aplicável em vários setores da indústria. Revestimentos avançados, materiais inteligentes, equipamentos de segurança, medicina regenerativa, nanotecnologia, compósitos, polímeros, metais e cerâmicas são apenas algumas das aplicações.

O evento de lançamento da linha de crédito, durante a abertura da Mercopar, contou com a participação do reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava, que saudou a iniciativa da Sicredi. Em um painel, o coordenador da UCSGRAPHENE, Diego Piazza, explicou o funcionamento da maior planta de produção, caracterização e aplicação de grafeno da Universidade de Caxias do Sul (UCS), e mostrou alguns dos produtos que já estão em desenvolvimento na unidade.

Fotos: Claudia Velho/UCS