Grupos de orientação vocacional on-line com inscrições abertas na UCS.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 26/08/2021 | Editado em 17/09/2021

Voltadas a alunos dos segundos e terceiros anos do Ensino Médio, atividades gratuitas buscam auxiliar os estudantes no processo de escolha profissional.

Na UCS, os estudantes do Ensino Médio, em preparação para iniciar uma graduação, encontram nos grupos de Orientação Vocacional uma ferramenta importante neste momento decisivo de escolha profissional. Com inscrições abertas, as atividades de orientação vocacional aproximam os participantes de técnicas para autoconhecimento, identificação de interesses, de competências, entre outras.

As oficinas ocorrem na modalidade on-line, por meio da plataforma Google Hangouts Meet, com carga horária total de 8 horas. Neste semestre, estão previstos 10 grupos de Orientação Vocacional, com oferta de atividades em diferentes dias e horários – confira e inscreva-se. A novidade neste semestre fica por conta da oferta de um grupo focado em pessoas interessadas em trabalhar com re-escolha profissional.

Nos encontros, cada um com duração de duas horas, serão compartilhadas técnicas para autoconhecimento, identificação de interesses, de competências, e de fatores que influenciam na escolha profissional, nos projetos para o futuro e no propósito de vida.

Durante os encontros, os participantes precisam utilizar smartphone ou computador com câmera e som. Para as atividades, é indispensável que o estudante mantenha a câmera permanentemente ligada e faça uso do microfone para a interação nas dinâmicas do grupo. Nas sessões, os alunos compartilham vivências e informações que visam apoiar uma decisão mais consciente e comprometida.

As atividades serão ministradas pela professora do curso de Psicologia da UCS Sandra Maria Poloni, coordenadora do projeto, e pelos acadêmicos da graduação.