Homenageado nos 65 anos do bacharelado em Direito, reitor reverencia legado social do curso

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 28/11/2025 | Editado em 28/11/2025

Professores, gestores, colegas e autoridades civis prestigiaram momento que celebrou dedicação institucional à área 

Integrando as celebrações dos 65 anos do bacharelado em Direito da Universidade de Caxias do Sul, uma homenagem prestada ao reitor Gelson Leonardo Rech pela Área do Conhecimento de Ciências Jurídicas valorizou a dedicação institucional ao curso que já formou mais de 11 mil profissionais. Uma das graduações estruturantes da própria Universidade, hoje presente em todos os campi, conta com a dedicação de cerca de 70 professores e mais de uma dezena de profissionais em equipes de apoio focados na qualificação profissional de excelência e em ações conectadas à comunidade, traduzidas em atividades de extensão, pesquisa e projetos sociais.

Agradecendo ao reitor pelo apoio e incentivo ao longo de sua gestão, o diretor da Área do Conhecimento de Ciências Jurídicas, professor Edson Dinon Marques, valorizou o trabalho desenvolvido na organização da Universidade diante dos desafios apresentados em suas lógicas de funcionamento contemporâneas. “Nossa gratidão pelo reconhecimento institucional e pelo exemplo focado na excelência, que é fio condutor para muitas conquistas”. Êxitos, estes, no caminho da formação de cidadãos ativos e reflexivos, capazes de transformar a sociedade. No que concordou o vice-reitor, professor Asdrubal Falavigna, destacando a grandeza do reconhecimento e o mérito do homenageado.

Grato pela referência, o reitor endereçou a importância do enfoque institucional a uma área que tem como dever a promoção da justiça. “Devemos, como pessoas, perseguir a justiça enquanto virtude. Como coletividade, devemos buscá-la com o bem que organiza a sociedade”, desejou, projetando longevidade ao curso que é imbuído desta missão.

Medalha FUCS
O encontro também oportunizou a entrega da medalha da Fundação Universidade de Caxias do Sul por tempo de serviço ao professor Adir Ubaldo Rech, pelos 25 anos de trabalho dedicados à Instituição. “É uma grande honra conviver com os colegas durante todo este período, que seria maior, chegando a quase 35 anos, se contabilizarmos o tempo em que atuei na UCS antes de ingressar no meio político. O curso é motivo de orgulho e contribui ao desenvolvimento qualificado de nossa cidade”, celebrou.

Fotos: Bruno Zulian