Hospital Geral figura pelo quarto consecutivo entre os 100 melhores hospitais do Brasil

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 19/03/2024 | Editado em 19/03/2024

Instituição que completa 26 anos nesta terça-feira, dia 19, presta atendimento a 49 cidades da região

Há 26 anos HG é referência em saúde pública na região

O Hospital Geral de Caxias do Sul (HG) figura pelo quarto ano consecutivo entre os 100 melhores hospitais brasileiros no ranking World’s Best Hospitals 2024 – Brazil. A sexta edição do conceituado ranking mundial, divulgada no início de março, levantou dados de 2.400 hospitais em 30 países considerando recomendações hospitalares de especialistas médicos, métricas de qualidade hospitalar, dados de experiência do paciente e pesquisa voluntária de implementação de PROMs (Patient Reported Outcome Measures). No Brasil, foram avaliadas 115 instituições de saúde.

A permanência do HG pelo quarto ano consecutivo no World’s Best Hospitals 2024 – Brazil atesta a qualidade de sua equipe e estrutura e valoriza ainda mais as comemorações dos 26 anos do Hospital, celebrados nesta terça-feira, 19 de março. “A presença no ranking se dá graças ao trabalho que estamos realizando aqui, baseado na qualidade e na humanização, é o retorno da nossa dedicação. Há pouco tivemos um importante aumento no número de leitos e hoje, com 26 anos de HG, recebemos de presente o reconhecimento tanto de entidades internacionais como da comunidade de Caxias e região”, destaca Sandro Junqueira, diretor-geral do Hospital Geral.

Inaugurado em 19 de março de 1998 e gerido pela Fundação Universidade de Caxias do Sul, com o aporte de recursos públicos, o Hospital Geral de Caxias do Sul é referência em atendimento universal e gratuito, 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para uma população de mais de 1,2 milhão de habitantes de 49 municípios abrangidos pela 5ª Coordenadoria Regional da Saúde do Rio Grande do Sul. Também funciona como hospital de ensino – reconhecido pelos ministérios da Educação e da Saúde.

Desde 2017, é um dos sete hospitais do Estado com a Acreditação Plena Nível III (de Excelência em Gestão), o máximo na avaliação da qualidade em serviços de saúde conferido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), responsável pela certificação dos processos administrativos e da segurança no atendimento de pacientes. Além disso, o HG conta com o título de Hospital Amigo da Criança, desde 2003, e se distingue pelo serviço humanizado de assistência à saúde.

Crédito da foto: Rayssa Mignoni