IMHC-UCS coorganiza exposição comemorativa aos 130 anos da emancipação de Caxias do Sul.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 15/06/2020 | Editado em 15/06/2020
Comemoração pela emancipação política da então freguesia Vila de Santa Tereza de Caxias, 1890. Autoria não identificada. Fundo Júlio Sassi. Acervo: Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.

No próximo sábado, 20 de junho, Caxias do Sul completa 130 anos de emancipação política. Em celebração à data, o Instituto Memória Histórica e Cultural da UCS e a Prefeitura de Caxias, por meio do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, lançam a Exposição Virtual Caxias do Sul: 130 anos de Emancipação, que conta a trajetória do município ao longo desse período.

A exposição tomou o formato virtual devido ao momento da pandemia da COVID-19. A ideia dos organizadores é mantê-la por tempo indeterminado como fonte de consulta e, com imagens, vídeos e áudios de depoimentos, possibilitar à comunidade o contato com a história local.

A curadoria é de Anthony Beux Tessari, mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), professor da Área do Conhecimento de Humanidades da UCS e diretor do Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC/UCS); Mário Tomazoni, mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e coordenador do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami; e Roberto Nascimento, mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e doutorando em História pela Universidade de São Paulo (USP).

O acervo pode ser acessado em sites.google.com/view/caxias130anos