Inaugurados novos ambientes de inovação do StartUCS.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 17/05/2018 | Editado em 16/01/2024

Com 12 salas, estações de coworking para 66 pessoas, espaços de convivência e descompressão, instalações no Bloco 59 refletem conceitos de inovação e criatividade propostos pelos programas de geração de startups e de incubação de empresas do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS.

Doze salas amplas, modernas e funcionais. Oito estações de coworking com capacidade total para 66 pessoas. Espaços de convivência e interação interno e externo e área de descompressão. Distribuídos em 915 metros quadrados, os novos ambientes de inovação do programa de geração de negócios inovadores StartUCS, ocupando todo o térreo do Bloco 59 do campus-sede da Universidade de Caxias do Sul, foram inaugurados no final da tarde desta quinta, dia 17, com a presença de autoridades acadêmicas, públicas e representantes das mais importantes entidades de Caxias do Sul e região.

Autoridades no descerramento da placa inaugural. Da esquerda para a direita: secretário municipal Emílio Andreazza; secretário estadual Evandro Fontana; vice-reitor Odacir Graciolli; coordenador-executivo do TecnoUCS Enor Tonolli Jr.; presidente do Conselho Diretor da FUCS, Ambrósio Bonalume; reitor Evaldo Kuiava; e vereador Gustavo Toigo.

O local passa a abrigar as instalações administrativas do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS (o qual o StartUCS integra) e disponibiliza salas para empresas e outras organizações que desenvolverem projetos em cooperação com o parque – já são oito os empreendimentos residentes, todos originados do programa, o que lhes permite utilizar o endereço no registro de CNPJ. O coworking, por sua vez, poderá receber empreendedores sem vínculo com a comunidade acadêmica, mas com acesso à rede de contatos, pesquisa e produção de conhecimento da Universidade.

A decoração e a ergonomia, com uso de cores, design e mobília característicos dos ambientes inovadores, estimulam a criatividade, a interação entre as pessoas e o compartilhamento de experiências entre os empreendimentos. “Esse espaço tem a finalidade de materializar um conceito, uma filosofia inovadora e disruptiva que caracteriza o ecossistema de empreendedorismo e inovação da UCS”, definiu, na ocasião, o coordenador-executivo do TecnoUCS, Enor Tonolli Jr. “Estamos entregando o ambiente; aqui, entre os estudantes e pesquisadores, temos os talentos; e estamos incorporando uma aceleradora de negócios que vai nos auxiliar com o capital”, completou, referindo aos três elementos que caracterizam os ecossistemas empreendedores.

A criação de startups é um dos meios pelos quais o parque desempenha seu papel de articulador entre a Universidade e o setor empresarial – intermediando, por meio da pesquisa científica, soluções para as demandas das empresas –, que, em conjunto com o poder público, formam o sistema de tripla hélice do impulsionamento do desenvolvimento. “Dentro da conceituação internacional dos complexos científicos-tecnológicos, o TecnoUCS é um parque de quarta geração, que são aqueles voltados às intervenções urbanas, à criação de parques inteligentes e à inserção da academia na sociedade”, explicou.

Aceleradora de negócios e inserção internacional

Professor Enor Tonolli Jr. apresentou conceituação do parque científico-tecnológico e do programa de modelagem e geração de negócios inovadores.

Mencionando que o StartUCS já recebeu 99 projetos de negócios e fez a pré-aceleração de 49, o que gerou dez empresas nos primeiros três anos de atuação, Tonolli pontuou dois acréscimos que deverão projetar ainda mais o programa a partir desse ano. Primeiro, uma parceria com o fundo de investimentos Ventur, uma das mais importantes aceleradoras de negócios do país, vai garantir às startups participantes a possibilidade de recebimento de recursos ainda durante a estada no programa.

Já a associação do TecnoUCS à Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) garante às empresas incubadas na UCS acesso à plataforma Land2Land, o que permite o intercâmbio com ambientes de inovação e mercados de outros países para o conhecimento de novas tecnologias, processos e produtos.

UCS Empresa Júnior – O conjunto empreendedor do Bloco 59 também continuará sendo sede do programa UCS Empresa Júnior, iniciativa pela qual empreendimentos criados por estudantes de graduação prestam serviços como consultoria, pesquisa e resolução de problemas para pequenas e médias empresas. Na parte superior do prédio continuará funcionando o Restaurante Universitário.

Parque multicampi – Embora as instalações administrativas agora estejam sediadas no Bloco 50, o TecnoUCS não se limita ao moderno espaço físico. A partir do conceito multicampi, o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação permeia toda a estrutura de produção de conhecimento da UCS, incluindo os programas de Pesquisa e Pós-Graduação, com os 24 cursos de mestrado e doutorado; a rede de 800 laboratórios, distribuídos nas unidades da Universidade na região; os seis institutos mantidos pela instituição para a Pesquisa Científica; a estrutura pedagógica e de formação acadêmica; e os segmentos de relações com o mercado e prestação de serviços tecnológicos.

O PROGRAMA

O StartUCS – Transformando Ideias em Negócios é o programa de incentivo à criação de startups e outros negócios inovadores de base tecnológica da Universidade de Caxias do Sul. Aberto a estudantes, egressos, professores e funcionários da UCS, o StartUCS promove, anualmente e de forma gratuita, ao longo de 20 encontros, a modelagem de empreendimentos, com a orientação de pesquisadores da Universidade e de especialistas do mercado, e pela interação direta dos participantes com potenciais clientes e fornecedores.

Funcionando no sistema de coworking, o programa permite, durante o desenvolvimento do modelo de negócio, a interação entre estudantes e profissionais das mais diversas áreas e o acesso à estrutura de laboratórios de pesquisa e de produção de conhecimento da Universidade, contando com caminhos consolidados para o intercâmbio científico e tecnológico.

Assim, o StartUCS constitui-se em instância de validação e pré-aceleração de novos negócios do TecnoUCS. Ao final do programa, a empresa constituída pode permanecer no espaço de coworking (utilizando o endereço para o CNPJ), ingressar na Incubadora Tecnológica (ITEC-UCS) ou ir diretamente para o mercado.

PRONUNCIAMENTOS

Odacir Graciolli, vice-reitor e gestor responsável pelo TecnoUCS

“Este é um espaço diferenciado, por estar em uma academia reconhecida nacionalmente pela qualidade em inovação e pesquisa, proporcionando um ambiente que se conecta ao ensino, à pesquisa e à extensão”.

“Vejo esta inauguração como um divisor de águas. Temos aqui a consolidação de uma metodologia, que já teve quase uma centena de projetos que passaram pelo StartUCS, que neste momento amplia a ideia de uma mudança de cultura, voltada a empresas contemporâneas, inovadoras, cooperativas. Precisamos todos fazer essa mudança se queremos que este ambiente tenha sucesso”.

Emílio Andreazza, secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego de Caxias do Sul

“Como egresso do curso de Direito da UCS, fico feliz em ver esta expansão pela tecnologia, representada neste ambiente. Que a UCS, com seu protagonismo, em parceria com a Ventur, uma das maiores aceleradoras de negócios do país, produza frutos para a cidade através da inovação”.

 

Evandro Fontana, secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia

“Com 15 polos tecnológicos e 27 incubadoras, ligadas aos conselhos regionais de desenvolvimento, o Rio Grande do Sul é hoje o segundo Estado em inovação do país. E isso foi alcançado com atuação do poder público, na busca de investimentos oriundos do próprio caixa e de parcerias como com o Banco Mundial e agências de fomento. Mas, para que não haja dependência do poder público, é preciso que haja visão empreendedora vinda também de dentro das Universidades, e é isso que a UCS, com o StartUCS e o TecnoUCS, está propondo e executando”.

Evaldo Kuiava, reitor da UCS

“A UCS nasceu com a visão comunitária de desenvolver Caxias e a região. Esta inauguração é mais uma resposta de que essa missão vem sendo cumprida”.

“Falar de tripla hélice – academia, poder público e setor empresarial unidos pelo desenvolvimento – hoje significa dizer que a Universidade, como uma dessas hélices, faz o que lhe cabe. Temos 700 alunos por semestre no Programa de Empreendedorismo, que capacita as pessoas, acima de tudo, à empreender para a vida. Criamos o TecnoUCS em 2015, colocando os professores e a estrutura de pesquisa à disposição das empresas. Somos a segunda universidade mais inovadora do país entre as comunitárias e privadas; tivemos 75 registros de patente nos últimos quatro anos; cerca de 1.200 empresas interagiram conosco em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento, nesse período, que, somados, representam um investimento de R$ 230 milhões, com financiamento obtido por meio da Universidade. Nos últimos quatro anos, também tivemos 64 empresas incubadas, com faturamento somado de R$ 60 milhões por ano”.

“O aluno com uma ideia criativa encontra na UCS espaço para a discutir, incubar e transformá-la em um negócio, interagindo com profissionais altamente qualificados e dispondo de uma rede de conhecimento nacional e internacional”.

“Temos a necessidade de ampliar as possibilidades para que as boas ideias surjam, cresçam e aqui permaneçam, diversificando a matriz econômica regional. Proponho aqui um pacto pela inovação. A UCS está aberta, disponibilizando seu ecossistema de pesquisa e inovação para a região. Convido a nossos parceiros – poder público, setor empresarial e sociedade – para acharmos os caminhos para incentivar e manter os grandes talentos e ideias. Vamos, juntos, fazer todas essas hélices girar”.

Fotos: Claudia Velho