Inscrições para 6ª edição do StartUCS abrem no dia 3 de março.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 26/02/2020 | Editado em 03/12/2020
Espaço de coworking do Bloco 59 do campus-sede, disponibilizado às startups participantes do programa.

Programa gratuito mantido pela Universidade de Caxias do Sul aposta no desenvolvimento de negócios inovadores em tecnologia e/ou impacto social.

De 3 de março a 4 de abril estão abertas as inscrições para a sexta edição do StartUCS, programa gratuito de modelagem e estruturação de negócios inovadores mantido pelo Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul – TecnoUCS. O processo seletivo disponibiliza até 15 vagas para projetos intensivos em tecnologia e/ou impacto social que aportem razoável grau de inovação. Cada projeto deve ter no mínimo dois e no máximo quatro integrantes, entre alunos de graduação ou de pós-graduação da UCS, professores, funcionários e egressos da graduação da Universidade.

> Leia o Edital 

Como funciona – Para se habilitar ao StartUCS, as ideias de negócios devem se basear em propostas inovadoras de base tecnológica, apresentando soluções nas áreas da educação, de entretenimento, de finanças, governamental, de meio ambiente, da saúde, social, de tecnologia da informação ou outra afim.

O projeto será desenvolvido ao longo de 20 encontros semanais, de três horas cada, com orientação de mentores da Universidade e do mercado, das áreas de tecnologia, negócios, investimentos, contabilidade, finanças, psicologia e jurídica. Os participantes também podem fazer uso da estrutura de coworking da UCS. Ao final do cronograma, os negócios são apresentados em um pitch-day, sendo explanados no tempo de 3 a 5 minutos a potenciais investidores.

Inserção no mercado – A ideia é que, até o encerramento do processo, os novos negócios estejam prontos para ingresso em um processo de aceleração de startups, mantido pelo TecnoUCS e pela aceleradora Ventiur, ou para ingresso no mercado como empresas sustentáveis e competitivas – nas cinco primeiras edições, dos 39 projetos concluídos, 20 tornaram-se empreendimentos estabelecidos.

Tanto os negócios que obtiverem financiamento quanto os que seguirem em busca de parcerias têm, ainda, a possibilidade de incubação no Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação, que disponibiliza espaço físico, infraestrutura, secretaria, endereço para CNPJ e busca de fomento para empresas iniciantes.

Como Participar

O QUE: processo seletivo para participação na 6ª edição do StartUCS, programa gratuito de modelagem e estruturação de negócios inovadores da Universidade de Caxias do Sul.

PÚBLICO-ALVO: alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da UCS, professores, funcionários e profissionais formados pela Instituição.

VAGAS: até 15 em Caxias do Sul.

INSCRIÇÕES: O candidato deve preencher um formulário e duas declarações (apontando o responsável pelo projeto e a disponibilidade de participação), constantes no site do StartUCS e enviar, junto com a documentação listada no edital publicado na mesma página, até 4 de abril, para o e-mail startucs@ucs.br

ATIVIDADES: 20 encontros, com periodicidade semanal, de 27 de abril a 5 de novembro de 2020, às segundas, das 16h às 19h, no Bloco 59, complementados por um pitch-day (evento de apresentação sumária dos projetos) ao final.

 

Foto: Roger Clots/especial UCS