Integrantes do MBA em Gestão do Ensino Superior participam de módulo internacional na Finlândia.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 08/02/2019 | Editado em 08/02/2019

Um grupo de 20 gestores da Universidade de Caxias do Sul e de outras três instituições comunitárias de Ensino Superior do Rio Grande do Sul (Unicruz, Univates e Centro Universitário-IPA) participaram, na semana de 28 de janeiro a 1º de fevereiro, do módulo internacional do Curso de MBA em Gestão do Ensino Superior, realizado pela UCS com o apoio do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung).

Na Finlândia, na Universidade de Turku de Ciências Aplicadas (TUAS), os gestores, que integram a sexta edição do MBA, participaram, durante três dias, de um curso que abordou a introdução aos sistemas educacionais finlandeses, a estrutura e pilares da Pedagogia da Inovação, as possibilidades de mudança da cultura educacional, a profissão de professor em mudança, avaliação de acordo com a pedagogia da inovação, práticas e métodos de pedagogia da inovação. Além da participação no curso na TUAS, o grupo também realizou uma visita ao VTT Technical Research Centre of Finland Ltda., em Helsinque.

A Pedagogia da Inovação – INNOPEDA® , da TUAS, começou a ser discutida na UCS em 2014, em um curso ministrado por três professores da instituição finlandesa. Ela consiste numa abordagem de aprendizagem que define como o conhecimento é assimilado, produzido e utilizado, visando à criação e desenvolvimento de competências voltadas à inovação. Ela se estrutura a partir da integração entre Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento, por meio de metodologias que visam ao desenvolvimento de aprendizagens ativas, considerando flexibilidade curricular, internacionalização, multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, empreendedorismo e diferentes dimensões de avaliação.

Em 2017, a UCS foi licenciada para representar e disseminar a Pedagogia da Inovação – INNOPEDA® na Região Sul do Brasil (RS, SC, PR) a partir da capacitação avançada de sete docentes da Instituição, que foram certificados pela Turku University of Applied Sciences (TUAS) como trainers do Programa INNOPEDA®.

Na Finlândia, os integrantes do MBA receberam o certificado de participação no módulo internacional em evento que contou com a presença do vice-reitor da TUAS, Juhani Soini, da pró-reitora Acadêmica da UCS, Nilda Stecanela, do embaixador do Brasil na Finlândia, Antônio Francisco Da Costa e Silva Neto e do coordenador do Centro Cultural Brasil-Finlândia (CCBF), Diego Barros.

Sobre o MBA
O MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior (na atual edição denominado Gestão do Ensino Superior) teve início em 2011, e atualmente é coordenado pela professora Ana Lúcia Buogo. O curso nasceu da percepção das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES) da necessidade de formação e qualificação dos seus gestores com base numa proposta que propiciasse uma visão ampla e integrada sobre a gestão universitária no contexto das transformações educacionais mundiais e que considerasse a natureza da universidade comunitária.

O MBA tem como objetivo capacitar gestores das Instituições de Ensino Superior (IES) do COMUNG, desenvolvendo habilidades de liderança, de empreendedorismo, de inovação e de gestão, qualificando-os para os desafios da “Universidade do Futuro”.