Les Doctoriales 2018: oito estudantes da UCS participam do seminário de imersão.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 21/11/2018 | Editado em 31/07/2023

Seminário de imersão aproxima doutorandos do ambiente profissional, comprovando seu potencial de inovação e criatividade com a apresentação de projetos.

A Universidade de Caxias do Sul estará representada na edição 2018 do seminário de imersão Les Doctoriales Rio Grande do Sul. O evento de aproximação com o mundo profissional e socioeconômico ocorre nos dias 22 e 23 de novembro, na Fábrica do Futuro, em Porto Alegre, a fim de comprovar o potencial de inovação e de criatividade de doutorandos a atores do setor produtivo local. Em preparação para sua inserção no mundo profissional, a atividade desafia os estudantes a ampliar sua consciência sobre as competências profissionais adquiridas ao longo da formação.

Pela UCS participam os seguintes estudantes de pós-graduação:
Letícia Osório da Rosa e Marilda Chiarello, doutorandas em Biotecnologia.
Cassiane Chais e Priscila Bresolin Tisott, doutorandas em Administração.
Mateus Vitor Tadioto e Marcela Ferreira Marinho, doutorandos em Turismo e Hospitalidade.
Samanta Kélly Menoncin Pierozan, doutoranda em Letras.
Camila Taliotto Scarton, doutoranda em Engenharia e Ciência dos Materiais.

Também acompanham a apresentação dos projetos, no dia 23, o coordenador do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da UCS – TecnoUCS, professor Enor José Tonolli Júnior, e a coordenadora do Programa de Empreendedorismo da UCS, professora Elóide Pavoni.

Durante o seminário ocorre o Desafio 24hInnov, dinâmica em grupos transdisciplinares para a elaboração de projetos inovadores, cujos resultados serão apresentados a um grupo de empresários – os três trabalhos que se destacarem serão premiados.

Les Doctoriales
No Rio Grande do Sul, o evento é realizado pela Aliança Francesa – Porto Alegre em uma parceria do Consulado Geral da França em São Paulo com as universidades gaúchas e o ecossistema de inovação e tecnologia Fábrica do Futuro. A UCS integrou as reuniões organizadoras e participa da definição dos critérios avaliativos das atividades.

A edição 2018 será a terceira no RS, sendo que as duas últimas ocorreram em Bento Gonçalves. Em 2015, o coordenador do curso de graduação em Turismo da UCS, Michel Bregolin, integrou a equipe que conquistou a primeira colocação. No ano anterior, representando a UCS, participaram do grupo vencedor o professor Mateus Panizzon, na época doutorando em Administração e Caroline Luvison, na época doutoranda em Engenharia e Ciência dos Materiais.