Letras e Cultura: The Guardian e Granta destacam o premiado “Amora”, de Natalia Borges Polesso.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 25/05/2020 | Editado em 28/07/2023

A edição desta segunda-feira (25) do jornal britânico The Guardian publicou uma resenha do livro Amora, da escritora Natalia Borges Polesso, pesquisadora de pós-doutorado (bolsista PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura da UCS. Com seu título original, Amora foi publicado pela editora norte-americana Amazon Crossing com tradução de Julia Sanches. Na resenha, o crítico afirma que “os escritos de Polesso são rápidos e frescos, e ela capta a sombria comédia humana das inúmeras maneiras em que erramos quando se trata de assuntos do coração”. [ Leia a resenha ]

Na semana passada, Amora já tinha sido destaque na edição de maio da conceituada revista literária britânica Granta, com a publicação de Thick-legs (Pernas grossas) um dos 33 contos que integram a coletânea. Fundada em 1889 por estudantes da Universidade de Cambridge, Granta é uma das mais importantes revistas literárias no cenário internacional.

Lançado no Brasil em 2015, Amora venceu no ano seguinte os prêmios Jabuti (Escolha do Leitor e Contos) e Açorianos (Contos). Recentemente foi incluído entre os 44 livros que estão mudando o cenário LGBT+ nos Estados Unidos em 2020, segundo a Oprah Magazine, publicação fundada pela apresentadora Oprah Winfrey. Natália também faz parte da lista Bogotá-39, que elege os melhores de autores do continente com menos de 40 anos.

Doutora em Teoria da Literatura (PUC-RS), com um período de doutorado-sanduíche na Sorbonne Université, e  mestre em Letras (UCS), Natalia cursou sua graduação em Letras ( Licenciatura Plena em Português, Inglês e respectivas literaturas) na UCS e, desde 2017, desenvolve o seu projeto de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura da UCS.

Cinco anos depois de lançado, Amora continua a ganhar leitores mundo afora e levando Natalia por caminhos inesperados.
– “É muito gratificante ter o nosso trabalho reconhecido por pares e pelo público, e quando isso acontece assim, em jornais e revistas de prestígio internacional, significa muito. Tenho um baita orgulho da trajetória do Amora. É algo impressionante. Esse livro sempre me leva a lugares inesperados e me traz coisas lindas”.

Amora também foi responsável por trazer Natalia de volta à Universidade de Caxias do Sul para os estudos de pós-doutorado:
-“Foi a partir do reconhecimento do Amora, que elaborei o projeto de pós-doutorado que realizo agora na UCS,
Geografias homoafetivas em literatura. Amora foi o resultado de uma lacuna. Eu pouco ou nada encontrava na literatura brasileira sobre representações de mulheres lésbicas e essa foi e ainda é uma inquietação que compartilho com diversos leitores e leitoras. No meu trabalho atual, mapeio e analiso os espaços de onde essas narrativas surgem e os espaços que elas inventam, reinventam ou reivindicam”.

Reconhecimento
O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura, professor Márcio Miranda Alves, comemora a trajetória do Amora e da sua autora.
– “A recepção no exterior da obra da professora e escritora Natalia Borges Polesso significa um imenso orgulho para o corpo docente e discente do nosso Programa pois ressalta a importância da área de Letras para a expressão e reflexão de temas importantes da contemporaneidade. A narrativa ficcional de Natalia representa a materialização de anseios por uma sociedade mais inclusiva e igualitária, ampliando o alcance do ensino e da pesquisa”.

Para o professor Fabiano Larentis, coordenador da Pós-Graduação Stricto Sensu da UCS, a posição de destaque recebida pelo livro da escritora e pesquisadora da UCS “evidencia não somente a qualificação superior da autora, mas também a contribuição da Universidade de Caxias do Sul, através do Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura, à literatura e à internacionalização da produção bibliográfica”.

Fotos: Natalia Borges Polesso  |  Lívia Pasqual