Línguas de Sinais é tema de Congresso Internacional promovido pela UCS

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 13/09/2021 | Editado em 15/09/2021

Realizado em parceria com instituições de outros países, evento visa debater os desafios da inclusão social no Brasil e no mundo.

A Universidade de Caxias do Sul, em parceria com instituições de outros países do mundo, promove o I Congresso Internacional: Desafios para uma inclusão eficaz através das Línguas de Sinais. O evento on-line ocorre no próximo dia 23 de setembro, Dia Internacional das Línguas de Sinais em todo o mundo.

O Congresso tem como objetivo demonstrar a importância da Língua de Sinais e da inclusão social no Brasil e no mundo. Serão mais de vinte palestrantes renomados, debatendo diretamente da Espanha, Argentina, República Dominicana, Colômbia, Peru e Brasil, com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Conforme a professora da UCS organizadora do evento, Cleide Calgaro, as instituições envolvidas têm o papel de buscar a justiça social e a inclusão de todas as pessoas na sociedade. “É preciso entender a importância, os desafios e as perspectivas da Língua de Sinais. Se queremos uma sociedade livre, justa, solidária e equitativa, é fundamental que exista o debate”, explana.

O Congresso será transmitido pelo canal da UCS no YouTube na quinta-feira, 23 de setembro, a partir das 19h30. Juntamente com a UCS, organizam o evento a Escuela Interdisciplinar de Derechos Fundamentales Praeeminentia Iustitia, do Peru, o Ilustre Colegio de Abogados de Arequipa, do Peru, a Red de Derecho América Latina y el Caribe de la Universidad de Atacama, do Chile, e a Fundação Santiago & Montezuma, do Brasil.