Maratona de Moda da UCS apresenta à comunidade os novos talentos da área

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 30/06/2023 | Editado em 30/06/2023
Formando Cassiano da Silva Falcão apresentou o projeto “As Vozes: Fios do Delírio”

Desfiles realizados na noite de 28 de junho exibiram o resultado dos projetos da disciplina de Laboratório de Criatividade e os Trabalhos de Conclusão de Curso desenvolvidos ao longo do ano

O Espaço Alternativo do Campus 8 recebeu no dia 28 de junho mais uma edição da Maratona de Moda da Universidade de Caxias do Sul. O tradicional evento divulgou os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes de bacharelado em Moda da UCS. A edição contou com dois momentos: o desfile das criações elaboradas na disciplina de Laboratório de Criatividade, com o tema Queens, e a apresentação das coleções dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), com o tema Mãos.

A Maratona apresenta os novos talentos para a comunidade e empresários da área e divulga a graduação em Moda, que em 2023 completa 31 anos. “Com os trabalhos da disciplina de Laboratório de Criatividade, os estudantes da metade do curso exercitam a criatividade sem o compromisso de atender a uma coleção de vestuário comercial. Já as criações de Conclusão de Curso são pensadas com o compromisso conceitual, com um certo toque comercial”, explica a coordenadora do curso de Moda, Leda Stumph Brehm.

Diferente das outras edições da Maratona de Moda, esse ano não houve concurso, formato que, segundo Leda, reflete um cenário em que as produções se tornam mais amplas e lineares, possibilitando um ambiente mais horizontal aos futuros profissionais da área. A professora do curso de Moda Bernardete Lenita Susin Venzon, que orientou alguns dos Trabalhos de Conclusão de Curso, considerou o evento um sucesso. Segundo ela, foi uma noite inspiradora, com grandes referências e interpretações apresentadas, cada uma a sua maneira. “Da criação do look à apresentação, tudo é uma escolha do aluno, com nossa orientação, mas é a assinatura dele que aparece”, afirma, ao destacar o compromisso que a graduação tem em incentivar os acadêmicos a desenvolverem de forma autoral.

Emoções na passarela

 Para a professora Bernardete, os desfiles retratam uma apresentação bonita e intensa das emoções que envolvem o processo de desenvolvimento de cada criação. A formanda em Moda Talyta Bandeira foi uma das estudantes que compôs a primeira etapa de desfiles, do Laboratório de Criatividade. Ela descreve com alegria a experiência de participar da Maratona de Moda, apresentando o projeto Rainha Tiamat, inspirada na deusa suméria mãe dos dragões e monstros marinhos. Talyta contou que a produção envolveu uma dose de dedicação e tempo. “É libertador ver a minha criação materializada na passarela”, diz, com emoção.

Os sentimentos também tomaram conta de Cassiano da Silva Falcão. Esse ano, as produções dele voltaram à passarela, agora com o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) inspirado nos bordados da obra de Arthur Bispo do Rosário – em 2022, Falcão expôs o trabalho O Jardim Secreto, desenvolvido na disciplina Laboratório de Criatividade. O formando, que em 2023 apresentou o projeto As Vozes: Fios do Delírio, seguindo o tema geral Mãos, conta que o processo de criação do papel até a confecção é desafiador. “Admiro muito a obra dele (Bispo), pois entre tantas criações há os bordados, algo que trago comigo desde criança. Sempre fiz e amo esse universo do feito à mão”, contextualiza.

Projeto “Rainha Tiamat”, criado por Talyta Bandeira

A estudante do 7º semestre, Luisa Turra, também foi uma das acadêmicas que viu novamente o trabalho, que tanto desejou fazer, encantar o público. Em 2022 ela já tinha participado com produções realizadas na disciplina de Laboratório de Criatividade. Agora, em reta final de graduação com o TCC, Luisa expôs o projeto Power in Denin. A estudante explica que a produção e o processo de criação e administração de tempo contribuíram para que compreendesse ainda mais as preferências na área. “Eu fiz um mutirão para me ajudarem com as penas. Foram 847 penas cortadas, desfiadas e costuradas à mão. Então, uma grande parte do projeto foi focado na tradução literal do tema geral: Mãos. É como se eu criasse uma relação de amizade com a minha coleção”, explica.

Além deles, outros 20 estudantes viram seus trabalhos ganharem mais vida na passarela. De acordo com a professora Bernardete, “foi um grupo muito unânime no sentido de aprofundamento das pesquisas, da revelação, através dos looks, desse conteúdo que foi bastante trabalhado e sempre de forma muito instigante”. Abaixo, os estudantes que apresentaram projetos:

Laboratório de Criatividade
Julia Jauer
Luiza Ceni Casa
Natassia de Oliveira
Sabrina de Camargo Maria da Silva
Sofia Mentz Diel
Talyta Bandeira
Thaynê Barbara de Moni
Vitória Lovatto Tefili
Vitória Rech
Vittoria Daidone Curci Bruzetti

Trabalhos de Conclusão de Curso
Anieli Della Giustina Salami
Bruna Wrzesinski Zeni
Carolina Ávila de Figueiró Silva
Caroline Pereira Casiraghi
Cassiano da Silva Falcão
Felipe Pereira da Silva
Isabelle Daneluz Raimann
João Luís Rockenbach
Lucila Polo
Luisa Turra
Natália Viero de Farias
Patricia Klein Framento
Talyta Bandeira

Confira algumas coleções mostradas no evento:

Coleção de João Rockembach
Coleção de Luiza Censi Casa
Coleção de Julia Jauer
Coleção de Luisa Turra
Coleção de Natalia de Farias
Coleção de Patricia Framento

 

Crédito das fotos: Bruno Zulian