Medicina recebe conceito de excelência no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 21/01/2026 | Editado em 21/01/2026

Resultado soma-se a uma série de conquistas recentes relacionadas à qualidade da graduação

Curso de Medicina da UCS: tecnologia em favor do ensino

O curso de Medicina da Universidade de Caxias do Sul recebeu conceito 4, considerado de excelência, no primeiro Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), divulgado nesta segunda-feira, 19 de janeiro, pelo Ministério da Educação (MEC). O Enamed é uma prova aplicada pelo MEC por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para avaliar a formação médica no Brasil. Dos 351 cursos avaliados, 107 ficaram com notas 1 e 2 e vão sofrer sanções (limitação no número de vagas ou cancelamento de novas matrículas). Outros 243 cursos tiveram avaliações boas e excelentes, com notas de 3 a 5 – e uma instituição de SC não respondeu à avaliação.

No Rio Grande do Sul foram avaliados 20 cursos. A UCS está entre as 8 instituições gaúchas que receberam conceito 4 – veja a lista completa e saiba mais sobre o Enamed acessando aqui. Para o reitor, Gelson Leonardo Rech, o resultado representa o esforço dos professores da UCS em dar uma boa formação, bem como o dos estudantes que buscam uma boa formação. “E representa a trajetória de sucesso de 58 anos do curso de Medicina, que já formou milhares de profissionais. Consolida nossa diretriz estratégica de excelência acadêmica de uma forma muito robusta. Eu quero agradecer profundamente a todos nossos professores, funcionários e estudantes”, complementa Rech.

Conceito máximo
No ano passado, o curso de Medicina da UCS recebeu nota 5 do Ministério da Educação (MEC), conceito máximo de qualidade das instituições de Ensino Superior no Brasil. À tradição do curso que no próximo mês de março completa 58 somam-se uma série de iniciativas recentes, entre elas a criação do Centro de Saúde Digital (com serviço de telemedicina), melhorias em infraestrutura e investimentos em tecnologia (como a revitalização do Bloco H do Campus-Sede, com simuladores e equipamentos com Inteligência Artificial, Realidade Aumentada e Realidade Virtual), além do desenvolvimento da prática da Medicina por meio do Hospital Geral (HG) e do Centro Clínico (Ceclin).

O curso também dispõe do selo do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme), que reconhece oficialmente sua qualidade. Além da UCS, contam com essa acreditação do Conselho Federal de Medicina somente outras duas escolas de Medicina no Rio Grande do Sul – entre as 21 instituições que oferecem a formação no Estado.

Mais vagas
A partir deste ano, o curso de Medicina da UCS vai ofertar 24 novas vagas, conforme Portaria nº 903 (dezembro de 2025), da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação (MEC). O número acresce às 100 já disponibilizadas entre os vestibulares semestrais da Universidade. “Atendemos a todos os quesitos técnicos exigidos para esse aumento de vagas. Ficamos felizes com a conquista, que destaca ainda mais a qualidade consolidada da Medicina da UCS”, destaca o reitor Gelson Leonardo Rech.

Foto: Bruno Zulian