Melhorias e novidades marcam o início do ano letivo de 2026 na UCS

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 17/02/2026 | Editado em 17/02/2026

Estudantes podem conferir desde o novo prédio da ITEC até o avanço na implantação do piso tátil

Após aproveitar o descanso merecido das férias, é tempo de recomeçar com energias renovadas e alinhar as metas para o período letivo de 2026. Na Universidade de Caxias do Sul, o retorno às aulas inicia em 23 de fevereiro, quando mais de 20 mil estudantes poderão encontrar novidades, entre elas o novo prédio da Incubadora Tecnológica (ITEC), de 2 mil metros quadrados, anexo ao Bloco 59. A estrutura amplia o ecossistema inovador que atende ao projeto “Impulsionando o Ecossistema de Inovação da Serra Gaúcha: O level up da incubadora ao parque tecnológico UCS”, aprovado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao governo federal. Além da ITEC, a estrutura vai comportar o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação (TecnoUCS), StartUCS, CatalisaUCS e demais programas desenvolvidos por meio da UCSInova – a Agência de Inovação da Universidade.

As mudanças climáticas repentinas e comuns na Serra Gaúcha deverão ser amenizadas a partir deste retorno letivo na UCS. Para oportunizar mais conforto, equilibrando as temperaturas dos ambientes internos, os serviços de melhoria na climatização avançaram em salas de aulas e laboratórios do Campus-Sede, a exemplo dos blocos 15, 46, 57, 58, 70, 71, 74, E, H, J, S, G e V. Também se estenderam aos espaços de maior concentração de pessoas em outras unidades universitárias, como nos campi de Farroupilha, Bento Gonçalves, Canela, Guaporé e Nova Prata.

Inaugurado em 1977, o Bloco E está passando por mudanças, devendo ganhar uma ambientação mais contemporânea. Neste retorno às aulas, os estudantes já poderão conferir a reformulação nos pavimentos 200 e 300, onde estão localizadas as salas de aula. Estão previstas ainda a criação de novos espaços para professores e secretaria, áreas de estudos e descompressão, além do aumento no número de salas de aula. No decorrer do semestre, deverão ser concluídas as reformas no pavimento 100.

Elemento fundamental de acessibilidade arquitetônica, projetado para orientar pessoas com deficiência visual ou baixa visão, o piso tátil está sendo incorporado, progressivamente no Campus-Sede, promovendo mais segurança, autonomia e inclusão. No total, 4,3 mil metros de piso tátil externo estão sendo executados, abrangendo a frente dos blocos A, S, J, G, V, M, CETEC (Blocos I e B, C e K), Galeria Universitária, Centro Clínico (Ceclin), Blocos L,  27, 28, 70, UCS Zoo e Instituto Hospital Veterinário (IHVET).

Bem-vindos aos Campi
Várias atividades e interações estão programadas para acontecer no Campus-Sede e nos campi da UCS na região entre os dias 24 e 25 de fevereiro: recepção aos estudantes com música, entrega de mimos e muita animação para começar bem o semestre. “Iniciamos 2026 com muita esperança e empenhados em promover a ciência e o conhecimento, que são motores potentes para o desenvolvimento local e regional. Nossas saudações aos estudantes, extensivas aos seus familiares, que escolheram uma universidade comunitária como a UCS para sua formação acadêmica. Sejam bem-vindos”, salienta o reitor, professor Gelson Leonardo Rech.

Fotos: Bruno Zulian