Museu de Ciências Naturais e UCS Aquarium abertos a visitação nos finais de semana

Centro de estudo na Área do Conhecimento de Ciências da Vida, o Museu de Ciências Naturais da Universidade de Caxias do Sul é um dos pontos turísticos na Serra gaúcha para passeios no final de semana à comunidade.
A visitação no Museu de Ciências Naturais e do Aquarium ocorre de terça a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 18h, e nos finais de semana, das 14h às 16h45min (conforme o calendário acadêmico da UCS). A entrada é gratuita.
(Excepcionalmente, não haverá atendimento ao público de sexta-feira, 19, a domingo, dia 21.)
Nos 35 anos de atividades, o espaço possui papel importante de apoio e estímulo aos alunos de graduação da UCS, principalmente dos cursos de Ciências Biológicas, Farmácia, Agronomia, Geografia e Engenharia Ambiental, por meio de salas de aulas integradas, laboratórios de pesquisa com amplo material para estudo. Além de privilegiar o estudo do ambiente natural da região, promove a difusão de conhecimentos e a preservação dos recursos naturais que compõem os ecossistemas de parcela importante do Rio Grande do Sul.
O MUCS é dividido em três áreas de atuação com segmento interno entre elas, que são:
-
- Botânica (Herbário – com banco de dados, que possui 49,4 mil exemplares de plantas desidratadas utilizadas para estudos e pesquisas; Palinologia caracterizada pelo estudo da flora polínica.)
- Zoologia (estuda a biodiversidade dos animais e o seu comportamento no meio ambiente; possui parceria com o Serpentário da UCS.)
- Entomologia (abriga uma coleção científica de insetos – o acervo da Universidade contém cerca de 4,2 mil exemplares.)
- Geociências (abriga o setor de Geologia – que mantém um acervo de 450 amostras de rochas e minerais; no setor de Paleontologia o acervo possui fósseis de animais e plantas com mais de uma centena de peças do Brasil e do mundo.

Com sete anos de atividades, o UCS Aquarium é outro lugar de visitação ao público e local de estudos para os alunos. Ele conta com aquários de água doce com espécies de cnidários, equinodermas, crustáceos, peixes, répteis oriundas da América do Sul, América Central, África, Europa e Ásia. Também possui aquários marinhos com espécies do Oceano Atlântico e Pacífico; conta também com painéis que tratam os ecossistemas aquáticos, a cadeia alimentar, o tempo de degradação do lixo no mar e o mapa-mundi.
Foto: Claudia Velho
Compartilhar