No Legislativo Federal, docente da UCS apresenta grupo de pesquisa sobre Cidades Inteligentes

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 19/08/2019 | Editado em 16/01/2024

No dia 6 de agosto, a professora Ana Cristina Fachinelli, Doutora em Ciência da Informação e integrante do Programa de Pós-Graduação em Administração, apresentou, durante reunião técnica sobre Cidades Inteligentes do Centro de Estudos e Debates Estratégicos, o Observatório Brasileiro de Desenvolvimento Baseado em Conhecimento.

O Observatório foi desenvolvido a partir de pesquisa coordenada pela professora Ana Cristina e realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Administração, em parceria com organismos internacionais como o World Capital Institute e a Comunidad Iberoamericana de Sistemas de Conocimiento. O foco do grupo de pesquisadores envolvidos é estudar cidades mais humanas, inteligentes e sustentáveis.

Conforme a pesquisadora, é importante “proporcionar à sociedade uma plataforma integrada com informações sobre as cidades brasileiras de forma fácil e amigável, útil tanto para a gestão pública como para a melhora do nível de informação dos cidadãos sobre as suas cidades”.

Instalado em 2003 como Conselho de Altos Estudos, o Centro de Estudos e Debates Estratégicos é um órgão técnico-consultivo da Câmara dos Deputados que se dedica à análise, discussão e prospecção de temas de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do país. É um Colegiado, composto por 23 parlamentares, com a atribuição de propor uma agenda de atividades e conduzir estudos estratégicos para o Brasil, desenvolvidos com o apoio da Consultoria Legislativa. Como resultado dos trabalhos, são produzidos e publicados documentos de alta densidade crítica e especialização técnica ou científica, que trazem apensados Projetos de Lei e/ou indicações para o Poder Executivo.

Além da professora Ana Cristina, também participaram da reunião técnica o presidente da ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia, Daniel Leipnitz, o Secretário de Inovação e Tecnologia da Prefeitura São Paulo, Daniel Annenberg, o Presidente da Prodabel – Prefeitura de Belo Horizonte, Leandro Moreira Garcia e os gerentes de Políticas Públicas e de Relações Governamentais do Google Brasil, Juliana Nolasco e Wilson Roberto Loreto Rodrigues.