No mês do professor, UCS reafirma compromisso institucional com a qualificação de docentes

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 11/10/2023 | Editado em 18/10/2023
Professora do curso de Arquitetura da UCS, Nicole Rosa

 

Universidade conta com cursos e programas no âmbito da graduação e da qualificação pedagógica para professores da Educação Básica e do Ensino Superior, além de atividades de extensão realizadas a partir de parcerias com os municípios

A formação de docentes e a oferta de um contínuo processo de qualificação dos professores são pautas permanentes da Universidade de Caxias do Sul desde a sua fundação. Além dos cursos de primeira e segunda licenciatura, a UCS conta com programas de formação pedagógica e atividades de extensão dedicadas à qualificação de docentes da Educação Básica em parceria com os municípios. Todas essas ações objetivam fomentar a formação de profissionais docentes que sejam empreendedores, pesquisadores e reflexivos sobre sua prática.

Ao próprio corpo docente, a Universidade oferece, por meio do Núcleo de Formação de Professores (NUPRO), atividades de graduação e capacitação em programas de formação continuada, para atuação em novos modelos curriculares e para o ensino a distância. Com cursos que ultrapassaram os 50 anos de existência, a UCS possui forte senso de responsabilidade social ao investir na formação de professores para a Educação Básica. Em 2014, a instituição aderiu ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid-UCS, uma iniciativa da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) de inserção dos acadêmicos das Licenciaturas no cotidiano das escolas, promovendo a troca de saberes e a integração entre a Educação Superior e a Educação Básica.

Coordenadora do NUPRO e do Pibid-UCS, a professora Rochele Rita Andreazza Maciel aponta que iniciativas como o Pibid auxiliam na captação e no incentivo de estudantes para antecipar o vínculo do graduando de licenciatura com a experiência em sala de aula, estabelecendo uma ponte entre a escola pública e o Ensino Superior. Atenta que valorizar os cursos de licenciatura e os programas da Universidade é um aspecto importante no tripé da pesquisa/ensino/extensão. “Articulamos a pesquisa na formação inicial e continuada dos professores, entendendo a pesquisa como responsabilidade de todos e não apenas de uma postura de “status de pesquisadores”, reflete.

Na esteira do aperfeiçoamento de pessoal do nível superior, a UCS ofertou 400 vagas gratuitas para a etapa 2023 em cursos de primeira e segunda licenciaturas para professores das redes municipal e estadual de ensino. A oferta se deu por meio da habilitação da Universidade no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). O Programa contribui para a adequação da formação inicial dos docentes em serviço na rede pública de Educação Básica por meio da oferta de cursos de licenciatura correspondentes à área em que atuam.

A professora Rochele Andreazza também destaca que tornar uma educação de qualidade é formar professores reflexivos durante suas práticas diárias, dando sentido ao trabalho que realizam. “Os professores são cobrados a todo momento por qualificação para atender às demandas da sala de aula, por isso, nosso compromisso com a formação de professores é fortalecido quando oportunizamos esses programas”.

O compromisso contínuo da UCS nesta pauta é reforçado pela pró-reitora de graduação, professora Terciane Ângela Lucchese, bem como a valorização dos professores. “É importante investirmos, enquanto universidade, na oferta de cursos, palestras, rodas de conversa e momentos diversificados de estudos para que nossos professores sintam e vivam continuamente oportunidades de construção e mediação de saberes, percebendo o valor de cada um, a contribuição para o que somos enquanto instituição”.

Reitor Gelson Leonardo Rech

O reitor da Universidade de Caxias do Sul, professor Gelson Leonardo Rech, enaltece o papel das universidades comunitárias na formação de professores e enfatiza que a UCS não abre mão do investimento nos cursos de licenciatura. “Precisamos manter viva a arte de lecionar, formar professores qualificados e cientes da missão que possuem”. Professor da UCS desde 2003, nas áreas de Educação e Filosofia, Rech evoca o ensinamento de São Leonardo Murialdo, de que é preciso educar o coração. Acerca disso, diz que a reflexão é uma forma singela de dizer que “educar é cuidar do ser e educar para ser e conviver”.

Propósito da docência

Lucas Mateus Dalsotto

A vocação pela docência está presente em Lucas Mateus Dalsotto desde o Ensino Médio, conforme ele mesmo explica, como um propósito de vida inserido em um elemento idealista que o exigiu compromisso com a educação de qualidade e a justiça social. Hoje professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Direito da UCS, Dalsotto é egresso do curso de Graduação em Filosofia da UCS, instituição onde também se tornou mestre nesta área do conhecimento e bacharel em Direito. Ele destaca que antes de se tornar professor universitário, lecionou na rede pública de ensino.

O professor não esconde que dentro deste propósito havia certa insegurança acerca das possibilidades de trabalho e dos desafios nos ambientes educativos que testam a atuação docente. Ao mesmo tempo, enaltece a capacidade de resiliência e resistência intrínseca à educação. “Ser professor nos oportuniza conhecermos o mais profundo do humano e a participarmos da construção de cada pessoa. Nisso está a beleza e a urgência de nossa profissão”.

Mensagem da Pró-Reitoria de Graduação

Professora Terciane Ângela Lucchese

Celebrado no próximo domingo, 15 de outubro, o Dia Nacional do Professor foi instituído por Lei Federal em 1963. A professora e pró-reitora de Graduação da UCS, Terciane Ângela Lucchese, deixa mensagem à comunidade acadêmica em alusão à data.

“Professor, professora, professorar… uma profissão sobre a qual tanto se pesquisa, se escreve e prescreve. Etimologicamente, professor é do latim professus, “aquele que declarou em público”, do verbo profitare, “declarar publicamente, afirmar perante todos”, portanto, aquele que afirma saber ensinar, o mestre. Em tempos fluidos, instáveis, mediados por tecnologias, por vidas partilhadas entre o real e o virtual, os docentes são confrontados e desafiados a reinventar suas práticas, a permanentemente manterem-se atualizados.

Ser professor é comprometer-se com a ciência, estudando para ensinar, aprendendo ao ensinar e a pesquisar, bem como a inquietar-se com o conhecido, inquirindo-o e, assim, permanecer pensando, estudando e refletindo. A ação-reflexão-ação, tão conhecida dos docentes, marca presença na prática pedagógica que, no mundo universitário com formações tão distintas e múltiplas, é revestida por diferentes matizes. A docência é plural, e diversa, é uma entrega de tudo o que somos enquanto humanos, para muito além dos conhecimentos técnicos, dos saberes formais e das listagens de habilidades e competências que possuímos em nossa profissão.

A docência é um exercício de transformação pela experiência, para além dos saberes. Ensinar com sentido e significado é transformador, assim, na relação entre ensinar e aprender, nos humanizamos e formamos profissionais em dimensão integral da pessoa, com o compromisso ético, social e técnico que desejamos. Nos constituímos por meio das experiências vividas no fazer, mas também por toda a bagagem científica e técnica que acumulamos”.

Fotos: Bruno Zulian