Novo prédio amplia ecossistema de inovação da Universidade de Caxias do Sul
Estrutura de dois mil metros quadrados do Bloco 82 – TecnoUCS/ITEC foi inaugurada no Campus-Sede, nesta quarta-feira, dia 18 de fevereiro

A Universidade de Caxias do Sul inaugurou nesta quarta-feira, 18 de fevereiro, mais uma importante estrutura integrada ao seu ecossistema de inovação, o Bloco 82 – TecnoUCS/ITEC. O novo prédio de aproximadamente dois mil metros quadrados fica anexo ao Bloco 59, sede do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação (TecnoUCS), no Campus-Sede, e vai contemplar, prioritariamente, atividades da Incubadora Tecnológica (ITEC) da Universidade – além do StartUCS (programa de ideação), CatalisaUCS (gestão de projetos e de transferência de tecnologia) e UCSiNova (Agência de Inovação).
A estrutura faz parte do projeto “Impulsionando o Ecossistema de Inovação da Serra Gaúcha: O level up da incubadora ao parque tecnológico UCS”, submetido e aprovado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao governo federal, ao custo de R$ 13,2 milhões, com recursos não reembolsáveis – edital Finep 0366\22. São 20 salas de diferentes formatos para novas empresas incubadas residentes, um FabLab (espaço de fabricação digital e teste de prototipagem), uma arena com capacidade para 100 pessoas e uma cafeteria, entre outros ambientes.
“O prédio que entregamos hoje é a consolidação de um projeto que, nos últimos quatro anos, recebeu muita dedicação por parte da reitoria, da equipe da UCSiNOVA, de institutos e empresas parceiras e do Finep”, destacou a pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da UCS, Neide Pessin, durante solenidade de inauguração, lembrando que em 2025 o ecossistema de inovação da Universidade reuniu 60 empresas incubadas ou residentes, gerando 188 empregos diretos. A partir do funcionamento pleno do Bloco 82 – TecnoUCS/ITEC (previsto para o próximo mês de maio) até 2030, estima-se um total de 100 empresas vinculadas, gerando juntas um lucro de R$ 500 milhões anualmente. As empresas interessadas em integrar esse ecossistema de inovação devem consultar esse edital.

O reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, atribuiu a inauguração do novo prédio ao fomento que a Universidade dá à pesquisa. “A inovação é fruto da pesquisa. Temos hoje 200 pesquisadores, desenvolvendo ideias maravilhosas nas mais diversas áreas. E é com reconhecimento do setor produtivo que essas pesquisas se tornam soluções tecnológicas e produtos de mercado”, avaliou Rech. A solenidade de inauguração contou com a bênção do bispo diocesano e presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) Dom José Gislon. Antes, em seu discurso, Gislon ressaltou: “Esse é um dia histórico, que traz um novo olhar para o futuro da UCS, um olhar que reflete no desenvolvimento da região e que também alcança o mundo”.
Bloco 82 – TecnoUCS/ITEC
● 20 salas para novas empresas incubadas residentes, que poderão utilizar esses espaços para suas atividades administrativas e comerciais, e para produção em pequena escala;
● FabLab, espaço de 170 m² para fabricação digital, com ferramentas e materiais para a produção rápida de objetos, estimulando a inovação por meio da prototipagem em um ambiente colaborativo;
● Espaço Arena, com capacidade para 100 pessoas, interligando o primeiro pavimento ao segundo. Será destinado à apresentação de pitches e realização de eventos do ecossistema de inovação;
● Duas salas para reuniões em equipes e quatro para reuniões individuais;
● Uma cafeteria, aberta à comunidade;
● Vitrine Tecnológica, para expor as inovações mais recentes surgidas na UCS em seus projetos de pesquisa e desenvolvimento.
Sobre a ITEC /UCS
Originada de uma parceria entre UCS, prefeitura de Caxias do Sul e Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, a Incubadora Tecnológica (ITEC) da UCS começou a acolher as primeiras empresas em 1999, em módulos de 20 a 60 metros quadrados, no Bloco 40. Porém, seu impacto foi muito além do espaço físico à medida que a pesquisa e a tecnologia produzidas na Universidade superaram limites.
Ao longo desses 27 anos, a ITEC desempenhou papel crucial em assistência a empresas emergentes, oferecendo infraestrutura moderna, suporte técnico, mentoria especializada e um ambiente colaborativo para que ideias inovadoras se transformassem em negócios de sucesso. Hoje, integra um robusto ecossistema de inovação da Universidade, que, desde 2015, com a constituição do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação (TecnoUCS), e da Agência de Inovação (UCSiNOVA), em 2020, promove conexão entre academia, setor produtivo e sociedade, consolidando a UCS como um polo de desenvolvimento sustentável e tecnológico.
Fotos:
Bruno Zulian
Juliano Kracke (imagem aérea)
Compartilhar