Conheça os novos diretores de Áreas do Conhecimento, apresentados em reunião na Reitoria

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 29/04/2022 | Editado em 03/05/2022

A cerimônia ocorreu na manhã da sexta-feira, dia 29 de abril

Foram empossados na manhã desta sexta-feira, dia 29 de abril, os novos diretores das Áreas Acadêmicas da Universidade. Eles assumem a gestão das unidades e vão integrar a nova Gestão da Reitoria 2022-2026.

A nova equipe contará com a professores Carin Weirich Gallon, na Área do Conhecimento de Ciências da Vida, André Gustavo Adami, na Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias, Terciane Ângela Luchese, na Área do Conhecimento de Humanidades, Marcell Bocchese, na Área do Conhecimento de Ciências Sociais, e Doris Baldissera, na Área do Conhecimento de Artes e Arquitetura. O professor Edson Dinon Marques permanece no cargo de diretor da Área do Conhecimento de Ciências Jurídicas.

Os diretores das Áreas do Conhecimento articulam as decisões da Reitoria no âmbito dos cursos de Graduação e Pós-Graduação, fazendo a interface com o corpo docente e discente da Instituição. A substituição dos diretores se dá, justamente, em virtude da formação da equipe da nova Reitoria, que toma possa nesta segunda-feira, dia 2 de maio, às 18h.

Os novos diretores

Carin Weirich Gallon
Área do Conhecimento de Ciências da Vida
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Ginecologia e Obstetrícia  e Mestre em Ciências Médicas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Possui graduação em Nutrição e especialização em Nutrição Clínica, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; é especialista em Nutrição Oncológica pela SBNO e em Gestão do Ensino Superior pela UCS. Foi nutricionista clínica assistencial e nutricionista gestora do Hospital Geral de Caxias do Sul, de 2004 a 2009, bem como membro da equipe multidisciplinar de terapia nutricional. É sócia fundadora da Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica e membro da Comissão de Ensino. Foi assessora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Área do conhecimento de Ciências da Vida. Atua principalmente nos seguintes temas: qualidade de vida, formação profissional e ensino da nutrição clínica assistencial, terapia nutricional, oncologia e saúde da mulher.

André Gustavo Adami
Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Caxias do Sul (1994), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), doutorado em Engenharia Elétrica na Oregon Health and Science University (2004) e pós-doutorado em Engenharia Biomédica pela Oregon Health and Science University (2006). Atualmente é professor da Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Ciência da Computação/Engenharia Elétrica, com ênfase em Processamento da Fala e Computação Pervasiva, atuando principalmente nos seguintes temas: reconhecimento de locutor, diarização de locutor, processamento digital de sinais, e computação pervasiva aplicada à saúde humana.

 

Terciane Ângela Luchese
Área do Conhecimento de Humanidades
Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade de Caxias do Sul (1997), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), doutorado em Educação pela Unisinos (2008) e pós-doutorado em História da Educação. É professora da Universidade de Caxias do Sul, atua na graduação e nos Programas de Pós-Graduação em História e em Educação – Curso de Mestrado e Doutorado, tendo sido coordenadora do PPGEdu/UCS (2013-2017 e atualmente). É bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2013. Tem experiência na área de Educação e História, com ênfase em História da Educação e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: processo escolar, instituições escolares, cultura escolar, memórias da educação, etnia, história regional, escolarização entre imigrantes e ensino de História.

Marcell Bocchese
Área do Conhecimento de Ciências Sociais
Jornalista formado pela UCS, mestre em Letras, Cultura e Regionalidade pela UCS, e doutor em Letras (UCS/UNIRITTER). Também pela UCS concluiu o curso de Técnicas Operacionais Rádio. Atua como docente na Universidade de Caxias do Sul, onde é professor concursado da Área do Conhecimento de Ciências Sociais e ministra disciplinas para os cursos de Comunicação da Instituição. Tem experiência na gestão acadêmica: atuou por quatro anos como coordenador de monografias dos cursos de Comunicação da UCS, liderou a reestruturação do currículo do curso desde o período em que passou a ser coordenador do curso de Jornalismo, em 2017, com término em 2022. Atualmente, é diretor interino da Área do Conhecimento de Ciências Sociais da UCS. Tem formação complementar amplamente relacionada à formação docente. Foi membro do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da UCS.

Doris Baldissera
Área do Conhecimento de Artes e Arquitetura
Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2011), especialista em Paisagismo e Meio Ambiente pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA (1993) e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos (1984). Por 15 anos atuou como técnica da Fundação Estadual de Proteção Ambiental na análise de projetos urbanísticos e de infraestrutura, onde coordenou diversos grupos de análise de EIA-RIMA. É professora e Coordenadora de TCC do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Caxias do Sul. É membro da Comissão do Tombamento do Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul. Atua como arquiteta autônoma e como consultora em trabalhos técnicos com ênfase nos seguintes temas: paisagem cultural, requalificação paisagem e impactos de vizinhança.

Edson Dinon Marques
Área do Conhecimento de Ciências Jurídicas
Possui graduação em Direito (1991) e Mestrado em Direito Ambiental pela Universidade de Caxias do Sul (2004). Pós-Graduação Lato Sensu em Teoria Geral do Direito (1996) e em Gestão Universitária (2014) pela UCS. Diretor da Área do Conhecimento de Ciências Jurídicas da Universidade de Caxias do Sul, Coordenou os Cursos de Direito da UCS – Campi Caxias do Sul e Canela. Advogado militante na Ordem dos Advogados do Brasil. Experiência docente e profissional nas áreas de Direito Penal, Processual Penal, Direito Ambiental e de Crimes Ambientais. Consultor e parcerista na área de direito ambiental. Palestrante.

 

Fotos: Bruno Zulian