Pesquisa de Silvana Ampessan Marcon resulta em obra para apoio em emergências e catástrofes
Saiba mais sobre a produção e a trajetória da docente que coordena o Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Psicóloga formada pela Universidade de Caxias do Sul, Silvana Regina Ampessan Marcon é professora do curso de Psicologia e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Instituição desde sua implantação, com o curso de mestrado, em 2019. Em sua trajetória, especializou-se em Gestão Universitária, em Formação para Educação a Distância, é mestre em Administração e doutora em Psicologia. Atuando na UCS desde 1999, já ministrou aulas no curso de Administração em Vacaria e no curso de Psicologia em Caxias do Sul, além de ter ocupado a chefia de departamento e a direção da então Área do Conhecimento de Ciências Humanas, coordenou várias especializações lato sensu, e também orientou alunos em estágios e Trabalhos de Conclusão de Curso.
Saiba mais sobre a obra Preparação, resiliência e resposta: guia prático para trabalhadores e voluntários em emergências, desastres e catástrofes, publicada pela Editora da UCS (EDUCS), que resulta de um projeto de pesquisa coordenado pela docente e desenvolvido a partir da tragédia climática que atingiu o Estado, em 2024, e buscou avaliar a saúde mental dos voluntários nas enchentes.
Como surgiu e foi estruturada a obra? Quais os objetivos da publicação e seu público-alvo? Quem são todos os autores?
Preparação, resiliência e resposta: guia prático para trabalhadores e voluntários em emergências, desastres e catástrofes surgiu a partir de uma conversa com a diretora da Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT), Juliana Porto, em que relatei a pesquisa que coordenei em 2024 na época das enchentes no Rio Grande do Sul. Nessa conversa, houve a combinação de planejarmos uma produção reunindo outros pesquisadores do Brasil e do exterior que de alguma maneira estavam envolvidos em pesquisas relacionadas à temática. Havia um entendimento de que esta sociedade poderia contribuir para a população em geral em termos de informações. Hugo Sangall substituiu Juliana na direção da SBPOT e aceitou a proposta de produzirmos um e-book pensando no público leigo no tema. Seguiu-se a busca por colegas interessados na temática, o convite e o lançamento do edital. Conseguimos, rapidamente, organizar o e-book com 16 capítulos.
Como foi organizada e qual a importância da parceria com a Associação Brasileira de Psicologia Organizacional do Trabalho?
A Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT) é uma comunidade científica que tem por finalidade promover, fortalecer e divulgar tecnologias e conhecimentos para profissionais, pesquisadores e interessados em Psicologia no contexto das organizações e do trabalho. Foi fundada em 2001, consolidando 24 anos de ações na área. Organiza o Congresso Brasileiro de POT, a cada dois anos, que tem repercussão nacional e internacional. Ser reconhecida por essa sociedade demonstra a importância dessa parceria para o nosso PPG, em especial, a Linha 2, que estuda riscos e recursos psicossociais em contextos de trabalho. Além de produzirmos conhecimento, divulgaremos para todos os interessados da área no Brasil informações relevantes sobre preparação dos voluntários e profissionais quando atuam em situações de emergências, desastres e/ou calamidades.
Destaque os três principais aspectos da obra:
Texto agradável, simples, mas com fundamentação teórica; Informações pertinentes para preparação de voluntários e profissionais que irão atuar em situações de desastres, emergências ou calamidades; Cuidados relacionados à saúde mental de quem quer ser voluntário.
Qual a importância social desse tipo de publicação?
A sociedade ganha com obras dessa natureza em termos de informações fidedignas, úteis e que podem contribuir para diminuir o sofrimento diante de situações de desastres, emergências ou calamidades. Quando as pessoas dispõem de informações sobre como podem ser feitas determinadas coisas e enfrentados determinados problemas, tendem a sofrerem menos, e esse é o nosso objetivo: contribuir para diminuir o sofrimento diante de situações inesperadas.
Quais contribuições a publicação pela EDUCS traz para a produção?
A EDUCS foi escolhida pela qualidade de suas obras, conselho editorial internacional e prestação do serviço. A qualidade da editora influencia na valorização do produto pelos órgãos responsáveis pelas avaliações das publicações no Brasil, além de ter link de fácil acesso.
Foto: Bruno Zulian
Compartilhar