CETEC Musical entra para o calendário oficial de eventos de Caxias do Sul
Iniciativa soma-se ao tradicional CETEC Festival e fortalece o papel da instituição na cultura local

O Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul (CETEC/UCS) comemora a sanção da lei que insere o CETEC Musical no Calendário Oficial de Eventos de Caxias do Sul. Com o ato, publicado no Diário Oficial do município, nesta segunda-feira, 8 de dezembro, a escola passa a ter um segundo evento evidenciado um ano após o CETEC Festival ter obtido o mesmo reconhecimento.
Na lei, assinada pelo prefeito Adiló Didomenico, fica previsto que o CETEC Musical ocorra, atualmente, entre os meses de novembro e dezembro, em data a ser definida pela instituição organizadora.
O espetáculo é promovido desde 2022 pelos alunos do CETEC Musical. A aprovação do projeto de lei ocorreu, de forma unânime, em sessão da Câmara de Vereadores realizada em 2 de dezembro, por meio do projeto de lei 177/2025, de autoria da vereadora Marisol Santos.
Para a diretora do CETEC, professora Ana Cesa, incluir o CETEC Musical no calendário oficial é reconhecer o valor pedagógico, artístico e social do projeto.
“Com mais um evento do CETEC alcançando tamanha projeção, expandimos ainda mais um de nossos principais propósitos com a promoção de um evento com caráter de festival artístico: a formação de plateia e de cidadãos preocupados com sua história, seu futuro e com questões que merecem reflexão”, aponta a diretora.
O CETEC Musical é promovido pelos alunos de 5º ao 9º ano, em uma abordagem interdisciplinar, que reúne música, teatro, dança e artes visuais. A edição deste ano, realizada na sexta-feira, 28 de dezembro, trouxe o espetáculo “O Vento Canta o Pampa”, uma celebração da identidade do povo gaúcho. A apresentação reuniu mais de 750 pessoas no UCS Teatro e arrecadou quase 800 quilos de alimentos para doação. Nas edições anteriores, foram abordados temas como os 150 anos da imigração italiana (2024), reflexões sobre a adolescência (2023) e manifestações artísticas brasileiras (2022).
Fotos: Gabriel Lain
Compartilhar