Premiados no 13º Salão do Campus 8 e 6º Prêmio Koralle são revelados em abertura de exposição.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 23/10/2019 | Editado em 23/10/2019

A acadêmica do curso de Fotografia, Natiele Oliveira, conquistou a primeira colocação, pela instalação Caminho. O segundo e o terceiro lugar ficaram com os estudantes do curso de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais Allef do Prado Lima e Aline Chaves, respectivamente. Os trabalhos seguem expostos até 4 de novembro, no hall inferior do Campus 8.

Os vencedores do XIII Salão do Campus 8 e 6º Prêmio Koralle foram revelados na noite desta terça-feira, 22 de outubro, na abertura da exposição que reúne as obras dos dez acadêmicos que concorriam à premiação.

1º Lugar – Natiele Oliveira

A acadêmica do curso de Fotografia Natiele Oliveira conquistou a primeira colocação, e o segundo e terceiro lugares ficaram com os estudantes do curso de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais Allef e Aline Chaves, respectivamente.

Realização dos cursos de Artes Visuais da Universidade de Caxias do Sul, o evento valoriza e promove a discussão sobre as produções dos alunos. Com entrada franca, a mostra se estende até 4 de novembro, no Hall Inferior do Campus 8, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30. Depois, de 8 de novembro a 8 de dezembro, os trabalhos serão apresentados na Sala de Exposições do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.

Em temáticas e suportes variados, os trabalhos bi e tri dimensionais em técnicas como desenho, pintura em tinta acrílica e óleo sobre tela, colagem digital, fotografia, vídeo, objeto e instalação foram selecionados por especialistas em arte e convidados. O primeiro lugar foi conquistado pela acadêmica do curso de Fotografia Natiele Oliveira pela instalação Caminho, de 2018, composta por fotografias impressas em papel fosco Fuji, projeto que partiu de seu apreço por livros de ficção fantástica e suspense, e pelo movimento artístico surrealista.

2º Lugar – Allef do Prado de Lima

O segundo lugar foi conferido ao acadêmico de Licenciatura em Artes Visuais Allef pela pintura em tinta acrílica e óleo sobre tela Fragile, produzida em 2019, que apresenta uma reflexão na ordem do preconceito e da denúncia, questionando o ponto frágil da masculinidade representado pelo exame de toque. Aline Chaves, acadêmica do Bacharelado em Artes Visuais, ficou em terceiro lugar por parte da Série Manipuladas, criada em 2019, em colagem digital impressa em papel Canson Performance 240gr, que traz como questão principal a representação da mulher feita por homens ao longo da história da arte.

Série Manipuladas, da aluna Aline Chaves – 3º Lugar

A primeira colocada foi premiada com kit de materiais da Koralle e receberá, no próximo ano, um curso de extensão de até 60 horas oferecido pelo Programa de Linguagens da Arte (PLA) da UCS. Além do kit Koralle, segundo e terceiro colocados receberam um curso de extensão de até 30 horas e 25% de desconto para cursar uma extensão de 60 horas, respectivamente.

Também foram conferidas menções honrosas à acadêmica do Bacharelado em Artes Visuais Franciele Machado (FraM) pela videoarte Amazônia, produzida em 2019, e à acadêmica de Licenciatura em Artes Visuais Joanna Gomes, pelas pinturas em tinta acrílica e nanquim sobre papel kraft, Marcas 1 e Marcas 3, também criadas neste ano.

A programação do evento ainda incluiu a Oficina de Materiais de Arte, aberta à participação da comunidade acadêmica, no atelier de Artes do Campus 8, ministrada pelo artista visual Frantz Soares, proprietário da Koralle.

Participantes

Participam da exposição os acadêmicos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais, Publicidade e Propaganda e Fotografia da UCS Aline Chaves Felipe da Silva (Aline Chaves), Allef do Prado de Lima (Allef), Camila Cenci, Franciele Machado (FraM), Gabriel Marques da Silva (Gabriel Marques), Joanna da Silva Gomes (Joanna Gomes), Kleiton Venturin, Lidiane Soares, Maurício Morandi e Natiele Santos de Oliveira (Natiele Oliveira).

Realização

A iniciativa integra a programação da Mostra UCS Campus 8 – Cidade das Artes, projeto que reafirma a importância e a tradição das artes visuais em Caxias do Sul com um calendário de mostras mensais e artistas convidados.

A premiação teve realização da UCS – Pró-Reitoria Acadêmica, Área do Conhecimento de Artes e Arquitetura e curso de Artes Visuais – e da Koralle Comércio e Materiais de Desenho, com o apoio do Programa Arte na Escola/Polo UCS, da Unidade de Artes Visuais da Secretaria Municipal da Cultura, da Prefeitura de Caxias do Sul, da Cooperativa Vinícola Nova Aliança e do Pastifício Giulian, e a parceria da Associação Chico Lisboa.

Menção honrosa – Franciele Machado (FraM)
Menção honrosa – Joanna Gomes

 

Fotos: Claudia Velho