Produção da Área Experimental e Fazenda Escola passa a abastecer Gastronomia da UCS

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 18/02/2022 | Editado em 22/02/2022

Alimentos são cultivados com o envolvimento de docentes e alunos dos cursos de Agronomia, em atividades de ensino, pesquisa e extensão; destinação é voltada à Escola de Gastronomia e às unidades Dolce Italia – Restaurante Escola, Restaurante Universitário e Café.

A Escola de Gastronomia da UCS, em Flores da Cunha, e as unidades Dolce Italia – Restaurante Escola (em Flores da Cunha), Restaurante Universitário (no Campus-Sede) e Café (junto à UCS Livraria), passaram a contar, em fevereiro, com o abastecimento de alimentos produzidos em atividades de ensino, pesquisa e extensão, com a participação de acadêmicos e professores dos cursos de graduação em Agronomia, junto a uma equipe de funcionários da Instituição.

Legumes, tubérculos, hortaliças folhosas, Plantas Alimentícias Não Convencionais, frutas, grãos, condimentos, azeite de oliva e mel, entre outros itens de consumo, são produzidos na Área Experimental e Fazenda Escola da UCS, em Fazenda Souza, Caxias do Sul, e também nos campi de Vacaria e São Sebastião do Caí. Também está sendo implantada uma área experimental no Campus de Nova Prata.

Já teve início a distribuição que passa a ser bissemanal para as unidades Dolce Italia e a Escola de Gastronomia, e incluiu alimentos como tomate-cereja, alecrim, menta, tomilho, abóbora cabotiá, melancia e maçãs de Fazenda Souza. A previsão é que os demais campi também integrem a iniciativa, cada região com sua especificidade climática, de solo e cultural, podendo garantir a produção praticamente todo o ano.

A partir de demanda específica, os alimentos deverão ser produzidos em escala, o que permitirá aos estudantes o desenvolvimento de habilidades relacionadas à gestão da produção, considerando épocas de cultivo, administração de quantidades a serem entregues e seu processamento.

“A parceria permitirá o fornecimento de produtos de qualidade, desenvolvidos a partir de tecnologias adequadas de irrigação, nutrição, controle de pragas e doenças, garantindo um alimento seguro, ambientalmente sustentável e com qualidades nutracêuticas”, considera o docente Gabriel Pauletti, coordenador do projeto e da Área Experimental e Fazenda Escola da UCS. A proposta é que os alunos integrem etapas como produção da matéria-prima, preparo, conservação e distribuição, em conexão com as variadas áreas envolvidas.

Dessa forma, a iniciativa busca incentivar a integração entre os cursos de graduação em Agronomia, Nutrição, Medicina Veterinária e Zootecnia, ligados à Área do Conhecimento de Ciências da Vida, e o curso de Gastronomia, vinculado à Área do Conhecimento de Ciências Sociais.

Área Experimental e Fazenda Escola

Implementada em Fazenda Souza, Caxias do Sul, há 12 anos, com enfoque no curso de Agronomia, conta com área de 140 mil m² e atende também aos cursos de Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, e ao novo curso de Zootecnia, como campo de atividades práticas e centro de pesquisa para projetos, parcerias e trabalhos de conclusão de curso.