Professora da UCS, Alessandra Rech é patrona da 37ª Feira do Livro de Caxias do Sul

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 07/05/2021 | Editado em 18/07/2023

Além da participação da jornalista e escritora, Universidade também será representada no evento, que ocorre entre 26 de novembro e 12 de dezembro, a partir do curso de Design, que desenvolverá identidade visual da realização.

Em sua 37ª edição, a Feira do Livro de Caxias do Sul de 2021 terá como patrona a jornalista e escritora Alessandra Rech, professora do corpo permanente do Programa de Pós-graduação em Letras e Cultura (PPGLet) e da graduação em Jornalismo na Universidade de Caxias do Sul. Neste ano, o evento, que ocorre entre 26 de novembro e 12 de dezembro, tem como amigo do livro o produtor cultural Claudio Troian.

Alessandra conta que o convite veio em um momento muito significativo, sonhado há alguns anos. “No meio do papelão, na produção das primeiras capas com as mulheres da comunidade, que recebi, da secretária municipal de Cultura, Aline Zilli, a notícia da indicação para representar esta feira do livro que tanto nos orgulha como caxienses. Senti, então, que a felicidade de colocar a literatura em movimento não apenas intelectual, mas material, palpável e solidário se expandia com a possibilidade de fazermos da feira, também, a celebração desses novos modos de circulação do literário”, destaca, contextualizando atividades da pesquisa que desenvolve no PPGLet, intitulada “Da autopublicação ao movimento cartonero: vozes da resistência na literatura periférica”. No projeto, ela investiga as publicações independentes que aparecem historicamente como possibilidade de manifestação da cultura popular, como a literatura caracterizada pela autopublicação, o livro artesanal e os coletivos de impressão, e que ressurgem com ênfase na contemporaneidade como expressões da economia criativa.

Até a Feira do Livro, a professora espera que se tenha superado a parte mais difícil da pandemia, “para que possamos de fato nos encontrar, matar a saudade de estar na Praça entre livros e amigos”. “Mas, ainda que as limitações se estendam, o que parece provável ante os notáveis erros de gestão sanitária no Brasil como um todo, que possamos fazer dessa linda oportunidade que se concretiza graças aos esforços de muitos agentes culturais da cidade, um momento para dialogar sobre os rumos da literatura e da educação, tão necessárias para sonharmos um futuro melhor”, espera.

Alessandra é mestra em Letras e Cultura Regional pela UCS (2005) e doutora em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2011). Graduada em Jornalismo, atualmente desenvolve estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC). É autora dos livros Aguadeiro (2007), Mirabilia (2014), que a agraciou com o prêmio Vivita Cartier de literatura em 2015, Crônicas (2014) e A Insônia dos Sabiás (2018), entre outros.

Design Center renova parceria para identidade visual da Feira

Em reunião no dia 30 de abril, com representantes da Secretaria da Cultura caxiense, foi renovada a parceria com o curso de Design da UCS para realização do projeto visual para a Feira do Livro. A professora Aline Fagundes, coordenadora do Design Center da Universidade, lembra que a relação teve início em 2017 e se mantém contínua desde então. “O projeto é uma forma de agradecer pelo trabalho árduo e o empenho das instituições públicas, comunidade literária e livreiros em prol da leitura. Além disso, é uma oportunidade muito importante para que os alunos desenvolvam o conteúdo trabalhado nas disciplinas, e também uma forma de valorizá-los profissionalmente, pois o projeto traz uma visibilidade importante, principalmente para os alunos que estão iniciando no mercado de trabalho”, descreve. A equipe que vai trabalhar neste ano é composta por quatro alunos do bacharelado em Design que explorarão pesquisa, criação e motion design.

Foto:Antonio Valiente