Professores destacam oportunidades de cursos durante o evento “Você na UCS”

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 28/02/2024 | Editado em 29/02/2024

Iniciativa oportuniza realizar matrículas e rematrículas e retomar a graduação, entre mais de 80 opções presenciais e EaD

Professora da Área de Ciências da Vida Francie Bueno

Acolher interessados no Ensino Superior apresentando suas potencialidades, enaltecendo a importância da profissionalização e esclarecendo dúvidas sobre os cursos de graduação foi o objetivo do “Você na UCS”. A atividade que se estende até às 22h desta quinta-feira, 29 de fevereiro, nos campi da Instituição, também permite ao público realizar inscrições no vestibular, matrículas, rematrículas e retomar cursos.

Durante a ação, professores discorreram sobre as potencialidades das áreas do conhecimento, que somam mais de 80 opções de ingresso em cursos de tecnologia, bacharelado e licenciatura. Coordenadora do tecnólogo em Estética e Cosmética, Francie Bueno enalteceu entre os enfoques da Área do Conhecimento de Ciências da Vida o cuidado, o bem-estar, a alimentação e a saúde das pessoas e dos animais. No leque de graduações da área estão Agronomia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Medicina Veterinária e Viticultura e Enologia, entre outras. 

Docentes da licenciatura em Música, os professores Alexandre Fritzen da Rocha e Patrícia Porto, e o professor da graduação de Moda, Renan Isoton, destacaram a importância das manifestações artísticas presentes na Área de Artes e Arquitetura, a capacidade criativa demandada e as possibilidades de trabalho, sobretudo em licenciaturas como Artes Visuais, Dança e Música. “A arte, a arquitetura e o design estão presentes no nosso cotidiano. É uma área com ainda mais potencial de desenvolvimento”, considera Isoton.

Diretor da Área do Conhecimento de Ciências Sociais, Marcell Bocchese

O rol de engenharias que a UCS dispõe a coloca em evidência entre as instituições de Ensino Superior. O diretor da Área do Conhecimento de Exatas e Engenharias, André Adami, ressaltou que a tecnologia e a engenharia estão no cotidiano de todos, a exemplo de softwares e hardwares, carros, maquinários e construções. “A demanda por profissionais do segmento é gigantesca, e a UCS forma profissionais conscientes sobre o que pode ser explorado em suas áreas para além de suas cidades, no mundo”. Além das Engenharias, a Universidade oferece cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação, licenciaturas em Física e Matemática, entre outros.

Com 21 cursos, distribuídos entre todos os campi da UCS, a Área de Ciências Sociais é ampla. “Oferece ao futuro estudante oportunidades de estágio na própria Universidade ao longo da graduação e projeta rápida empregabilidade após a formação”, pontua o diretor Marcell Bocchese. No portfólio, além dos bacharelados em Administração, Ciências Contábeis e Gastronomia, o professor frisou tecnólogos – cursos de menor duração que oferecem certificações intermediárias para impulsionar a entrada no mercado de trabalho – como Gestão Comercial, Produção Audiovisual e Fotografia.

Aos futuros estudantes que se interessam pela formação ligada ao conhecimento do ser humano, a Área do Conhecimento de Humanidades oportuniza o aprofundamento sobre relações sociais e aspectos filosóficos, históricos, linguísticos e psicossociais, conta seu diretor, professor Vanderlei Carbonara. A oferta inclui os cursos de Filosofia, História, Pedagogia e Psicologia.

Na Área do Conhecimento de Ciências Jurídicas, e presente no currículo da UCS desde a sua origem, o curso de Direito forma profissionais gabaritados para atuar em litígios que envolvem indivíduos e instituições públicas ou particulares; assessoria de empresas privadas e instituições públicas; atuação na defesa de interesses e direitos difusos e coletivos (ambiental, consumidor, segurança, infância e juventude).

Professor do Amanhã

Oportunidade que impulsiona o ingresso nas licenciaturas, a UCS foi habilitada para o Professor do Amanhã, programa do governo do Rio Grande do Sul que objetiva formar novos docentes para atuar na Educação Básica. As vagas são adquiridas pelo Estado em Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES) e oferecidas gratuitamente aos alunos selecionados, que ainda recebem bolsas no valor de R$ 800 mensais. No programa, a Universidade oferta 97 vagas entre os cursos de História, Letras – Português e Matemática, em Caxias do Sul; Ciências Biológicas, em Caxias do Sul e Bento Gonçalves; e Geografia, no Campus de Bento. As aulas começam já no mês de março.

A professora Adriana Adami, que coordena o curso de Matemática, atenta para a oportunidade única viabilizada pela UCS na região. “Nossa Universidade tem tradição em licenciatura, tendo formado mais de 25 mil docentes. O professor de matemática, por exemplo, terá alto valor agregado no futuro devido à demanda. Este programa estadual inédito vem ao encontro desta necessidade da formação de professores”, destacou.

Fotos: Bruno Zulian