Programa StartUCS, que impulsiona iniciativas empreendedoras, abre inscrições

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 18/03/2024 | Editado em 18/03/2024

Comunidade pode participar gratuitamente da capacitação para negócios inovadores em tecnologia e impacto social

A Universidade de Caxias do Sul oportuniza a criação de novos negócios de base tecnológica a partir de programas destinados a alavancar o empreendedorismo na região, orientados pela Coordenação de Desenvolvimento de Novos Negócios da Agência de Inovação UCSiNOVA. Já é possível se inscrever para o Programa StartUCS, dedicado ao desenvolvimento de negócios em tecnologia e impacto social com potencial inovador. Nesta edição, são ofertadas 15 vagas em Caxias do Sul, com inscrições até 22 de março, e 15 vagas em Bento Gonçalves, com inscrições até 12 de abril.

A oportunidade destina-se a pessoas com ideias inovadoras e vontade de empreender, porém ainda sem um modelo de negócios definido. A metodologia própria de modelagem do negócio leva ao desenvolvimento de um conceito de produto ou serviço a partir da identificação de um problema de mercado, seguido da elaboração de proposta de valor e validação da ideia junto a potenciais clientes. “Desde 2015, já tivemos 191 projetos inscritos. Destes, 75 foram concluídos e 21 constituíram, efetivamente, novos CNPJs”, celebra o coordenador do StartUCS, professor Fábio Verruck.

O programa será efetivado entre os meses de abril e julho, a partir de atendimentos individuais e palestras de capacitação, sem custo aos participantes. As etapas compreendem consolidação dos modelos de negócio; execução da prototipagem e validação técnica e comercial da proposta; e constituição da empresa, com possibilidades de incubação e investimento externo.

As inscrições são recebidas via formulário eletrônico disponível na página do StartUCS. Mais informações podem ser obtidas através do contato 54 3218-2034 ou do e-mail ucsinova@ucs.br.

Foto: Roger Clots