Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Administração participam da Cúpula Mundial de Cidades do Conhecimento.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 14/11/2019 | Editado em 28/07/2023

Knowledge Cities World Summit reuniu alguns dos maiores especialistas mundiais em desenvolvimento de cidades e premiou Bento Gonçalves como Cidade Emergente de Conhecimento.

A UCS esteve representada, por meio de seu Programa de Pós-Graduação em Administração, no Knowledge Cities World Summit – KCWS 2019 (Cúpula Mundial de Cidades do Conhecimento), realizado de 4 a 7 de novembro, em Florianópolis. O evento internacional promoveu o debate sobre Cidades do Conhecimento e Desenvolvimento Baseado em Conhecimento, reunindo pesquisadores, instituições públicas e do terceiro setor.

A 12ª edição do KCWS destacou Bento Gonçalves como Cidade de Conhecimento, primeiro município brasileiro a conquistar o prêmio MAKCI (Most Admired Knowledge City). A cidade conquistou o primeiro lugar na categoria Emergentes ao lado de cidades como Barcelona (na categoria Metrópole), Vancouver (na categoria Região) e Porto Rico (na categoria Ilha).

A professora Ana Cristina Fachinelli Bertolini, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração é membro do Conselho Executivo do World Capital Institute, grupo promotor do evento que reúne pesquisadores de diversos países.  A docente coordenou a plenária “Sistemas de Capitais das Cidades Brasileiras”, da qual participou o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, e os vereadores de Caxias do Sul, Gustavo Toigo e Felipe Gremelmaier, além do presidente do WCI Javier Carrillo, professor do Instituto Tecnológico de Monterrey, no México. A professora Ana Cristina ainda participou da mesa-redonda que discutiu “Estratégia da rede de colaboração Brasil-Austrália para Smart Cities”, e coordenou a Assembleia da Comunidade Ibero-americana de Sistemas do Conhecimento.

Apresentaram trabalhos no Seminário Brasil-Porto Rico, um dos eventos do KCWS 2019, os seguintes pesquisadores da UCS: Daniel Notari, coordenador do curso de Ciência da Computação; Marcelo Benetti Correa da Silva, doutorando do PPGA e docente dos cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo; Suélen Bebber, Mayron Dalla Santa, Rafael Perini e Mayara Pires Zanotto Nepomuceno, doutorandos do PPGA.  A UCS foi a instituição com o maior número de trabalhos apresentados no Seminário.

“Nossa participação evidencia a maturidade e o pioneirismo da UCS, por meio do Programa de Pós-Graduação em Administração, na pesquisa relacionada ao desenvolvimento baseado em conhecimento, à qual nos dedicamos desde 2005”, afirma a professora Ana, contando que Bento Gonçalves tem sido objeto de estudo de diversas teses, dissertações e artigos dos pesquisadores do Programa. “O reconhecimento de Bento Gonçalves evidencia muito dessa caminhada – o município tem qualidades de uma cidade do conhecimento emergente, o papel dos pesquisadores do PPGA foi evidenciar essas características por meio de suas pesquisas”, explica.

Realizado anualmente, o KCWS ocorre em contribuição às discussões sobre como os centros urbanos e suas regiões podem enfrentar desafios como inclusão social, desigualdades econômicas e degradação ambiental por meio do desenvolvimento inovador baseado em conhecimento.