Programa StartUCS completa dez anos aprimorando ideias
Neste período, mais de 200 projetos com base inovadora foram validados

Propostas com base na inovação encontram há dez anos o local ideal para desenvolvimento na Serra Gaúcha, o Programa StartUCS – iniciativa que integra a Agência de Inovação da Universidade de Caxias do Sul (UCSiNOVA). O trabalho é fundamentado na ideação, que é a fase do processo de inovação onde as novas ideias e conceitos são gerados por um processo de múltiplas etapas.
A pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Neide Pessin, compreende que a iniciativa está alinhada com o propósito comunitário da UCS. “Um ecossistema inovador, conectando e integrando startups, empresas, poder público, professores, pesquisadores, formando talentos, ativando novos negócios e contribuindo para a efetiva resolução de problemas de diferentes complexidades”, avalia.
O StartUCS, que teve a primeira edição realizada em 17 de setembro de 2015, tornou-se uma trilha efetiva de empreendedorismo e incentivo para novos negócios. Os participantes são estimulados a desenvolverem habilidades fundamentais para avançar na ideia da proposta. “Isso é fundamental para os processos de criatividade, desenvolvimento e inovação, e gera oportunidades de impacto. Queremos cultivar a próxima geração de empreendedores para o ecossistema regional”, destaca a pró-reitora.
O programa é desenvolvido em fases, entre elas o mentoring, o mentor de assessoria empresarial; a capacitação, que engloba o ecossistema de startups, modelagem de negócios, pitch e auxílio para acessar investimentos; e a estrutura física, com acesso ao espaço de coworking.
Pitch Day
Uma vez por semestre ocorre o Pitch Day do StartUCS. O evento marca o fim de cada ciclo do programa para empresas que passaram pelo processo de aprimoramento. Na edição do primeiro semestre deste ano, realizada dia 25 de junho, foram apresentados 15 projetos de diferentes segmentos. Os trabalhos foram avaliados por uma banca composta por cinco profissionais multidisciplinares. O primeiro lugar foi conquistado pela empresa Reservei, que apresentou uma ferramenta de gestão de reservas de quadras poliesportivas.
O Pitch Day do segundo semestre, ocorrido dia 19 de novembro, contou com a apresentação de 16 ideias avaliadas por quatro jurados. O destaque foi para o Cultiva, um aplicativo que conecta as áreas rurais com as prefeituras.
Compartilhar