Centro Interprofissional para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista será implantado na UCS

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 20/12/2022 | Editado em 03/01/2023

A iniciativa visa contribuir com a ampliação do acesso e a qualificação da rede de atenção à saúde de pessoas com TEA e suas famílias

Reunião na Universidade de Caxias do Sul na quinta-feira, dia 15 de dezembro, marcou o início do projeto de implantação do Centro Interprofissional para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista da UCS (CiaTea-UCS). Na reunião com o reitor Gelson Leonardo Rech estiveram presentes representantes do UniTEA – Movimento Unidos pelo Autismo, da Prefeitura Municipal, da Secretaria da Saúde, da Câmara Municipal de Vereadores.

Trata-se de um projeto que será liderado pela UCS, mas que contará com a parceria de instituições públicas, privadas e movimentos que visam dar respostas à crescente demanda de atenção aos autistas da cidade e da região. O Centro irá contribuir para a ampliação do acesso e para a qualificação da rede de atenção à saúde de pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.

Já aprovado pelo Conselho da FUCS, será gerido pela UCS e terá atendimentos via Sistema Único de Saúde e também privados, com a projeção de convênios com operadoras de saúde e parcerias com prefeituras das cidades da região. Será instalado nas dependências da Universidade que antes abrigavam a Incubadora Tecnológica, no Travessão Solferino, que passarão por obras de adequação às atividades. Os recursos humanos também serão geridos e qualificados pela Universidade.

Inserida no contexto do objetivo mundial de intervenção precoce da pessoa e da família, a ação destaca a multi e interprofissionalidade, propondo integrar ensino e pesquisa. Trabalha-se para o envolvimento de 21 cursos de graduação da UCS nas atividades (entre eles Medicina, Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Assistência Social, Educação Física, Fisioterapia, Pedagogia e Medicina Veterinária).

As etapas para o desenvolvimento do projeto já compreenderam, ao longo de 2022, acolhimento ao UniTEA, com atendimento a familiares e integração com a academia e inserção de acadêmicos. A partir de 2023, os grupos de trabalho atuarão com foco na elaboração de um plano de investimento para parceiros, com foco em captação de recursos a serem dedicados à infraestrutura; e de plano de negócio com os parceiros, voltado para a manutenção e o custeio das operações, a partir de um modelo sustentável de governança.

O início das operações está condicionado, além da formalização das parcerias, à disponibilidade dos recursos para efetivação das obras e manutenção dos serviços.

Mobilização Conjunta

O projeto visa à constituição de um Centro que possa se enquadrar entre os melhores do país, eficaz e completo, cercado pela natureza e com amplitude em serviços a partir da reunião das áreas de conhecimento. As oportunidades agregarão elementos culturais, a exemplo da musicoterapia, a serviços essenciais e diferenciados, como o contato com os animais, no âmbito da Medicina Veterinária.

O reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, pontua o potencial integrador e sua conexão aos propósitos da Instituição. “Nossa matriz é de uma universidade comunitária. Além de um novo e importante laboratório de ensino, teremos a prestação de serviços em conexão com o setor público e privado”, afirmou, consolidando, “mais do que uma intenção: a partir de hoje passa a ser um grande projeto”. O vice-reitor da Universidade, professor Asdrubal Falavigna, lembrou que o público do serviço são pessoas que querem ter uma vida de alta qualidade e desempenho. “A ideia é que possamos oportunizar isso a elas”, a partir de um trabalho responsável e permanente.

A vice-prefeita municipal de Caxias do Sul, Paula Ioris, pontuou que desde que foi tendo mais contato com a questão do Autismo, através do UniTEA, evidenciou-se que o serviço deveria ocorrer em uma universidade. “Tínhamos clareza, como plano de governo, da nossa carência no atendimento da população e o crescimento disso. O Centro nasce em uma universidade, o que faz toda a diferença, porque é um local de estudo, de pesquisa, de ensino, onde tem todas as áreas de formação, é o que a gente precisa. Nasce com muita qualidade, é uma necessidade que está aí”, afirmou, demonstrando alegria pela integração entre poder público, privado, terceiro setor e academia, em uma construção relacionada à dignidade.

O momento também formalizou a parceria entre UCS e UniTEA, já efetivada por meio de eventos e cursos como “Autismo: Treino e Manejo para Profissionais da Área da Educação”, previsto para março de 2023. Co-fundadora e presidente do UniTEA, Raquel Ely definiu a iniciativa como um grande projeto, “imprescindível hoje para a cidade de Caxias do Sul. Não há mais como a gente postergar esse trabalho conjunto no qual várias instituições, tanto da iniciativa pública como privada, reúnem-se para somar. Para cada uma doar suas competências em prol do atendimento à comunidade autista, que se faz mais do que necessário”, pontuou, agradecendo à UCS por se propor a liderar o projeto.

Fotos: Bruno Zulian