Quando a paixão pela gastronomia desperta novos horizontes

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 27/03/2024 | Editado em 01/04/2024

 Curso de Gastronomia na UCS Hortênsias é caminho de jovem porto-alegrense que deve se formar em julho na direção de seu objetivo profissional

“Porque cozinhar sempre foi a minha paixão. A gastronomia é um veículo que transmite sentimento, cultura, arte e alimentação, é claro. Vejo um propósito muito grande no ato de servir pessoas e de criar memórias por meio da comida”, é a resposta do jovem Francisco Moraes, aos 21 anos, quando perguntado sobre o motivo de ter cursado Gastronomia na UCS Hortênsias. Natural de Porto Alegre, veio a Canela em busca da graduação no Campus Universitário da Região das Hortênsias.

É difícil imaginar alguém não gostar da cozinha e buscar essa opção de curso superior de curta duração. Em meio à paixão e aos estudos, Francisco considera o tempo na Universidade muito proveitoso. Para ele, o curso tem proporcionado oportunidades para networking e para conquistar espaços no mercado de trabalho.

Francisco com chef Alex Atala

Francisco deve concluir a graduação em Gastronomia em julho próximo. No currículo, já registra o estágio no Grupo D.O.M., em São Paulo – entre os restaurantes Dalva e Dito e D.O.M., do chef Alex Atala -, onde aprendeu e aperfeiçoou, entre outras competências, técnica e profissionalismo. Como ele afirma, foi uma experiência transformadora ao lado dos maiores cozinheiros que conheceu.

De volta à Serra, trabalha como cozinheiro, em eventos para restaurantes ou em domicílio. É uma das opções dentre as oportunizadas pela graduação em Gastronomia. “Cabe ao estudante usar isso [a experiência] a seu favor. Os professores são excelentes, e dão uma atenção diferenciada para os alunos, que dificilmente encontramos em outras universidades”, finaliza.

Atendendo à paixão pela cozinha atrelada aos anseios profissionais, ainda é possível ingressar no curso superior de Gastronomia neste semestre, por meio do processo seletivo contínuo da UCS. Mais informações pelo WhatsApp: (54) 99941.8476.

Fotos: Francisco Moraes/Acervo Pessoal