“Queremos ser a melhor Universidade comunitária do RS”, afirma Gelson Leonardo Rech ao ser empossado reitor da UCS

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 02/05/2022 | Editado em 10/05/2022

Ao lado de Asdrubal Falavigna, vice-reitor, ele assumiu o cargo em sessão solene na segunda-feira, dia 2 de maio. Posse teve anúncio de investimento de mais de cem milhões de reais – o maior já aprovado na história da Universidade – em áreas vinculadas ao Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS

Em sessão solene do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul – FUCS e do Conselho Universitário da Universidade de Caxias do Sul – Consuni, nesta segunda-feira, 2 de maio, foi realizada a transmissão dos cargos de reitor da UCS, ao professor Gelson Leonardo Rech, e de vice-reitor, para o professor Asdrubal Falavigna, para o mandato 2022-2026. Eleitos pelo Conselho Diretor da FUCS em janeiro, eles substituem nas funções o reitor Evaldo Antonio Kuiava e o vice-reitor Odacir Deonisio Graciolli (2014-2022). 

A cerimônia, no UCS Teatro, com transmissão on-line, reuniu autoridades e lideranças universitárias, políticas e comunitárias.

O ato acadêmico de posse celebra a instituição universitária por meio do ritual acadêmico, manifestação simbólica partilhada da essência do que a Universidade representa e significa para todos. Sua importância relaciona-se à relevância do papel que a Universidade desempenha na sociedade, na qualidade de sede do conhecimento, como foi historicamente constituída. Ao conferir os cargos, FUCS e Consuni reafirmam a liderança intelectual, científica e cultural dos que assumem a Reitoria, para presidir os conselhos da Universidade e conduzir a comunidade acadêmica a realizar os fins da Instituição.

A solenidade teve a troca das vestes talares, que simboliza a transmissão do cargo de reitor – o empossado passa a usar o barrete e a pelerine na cor branca, o que retrata a união de todos os conhecimentos e todas as cores, que simbolizam cada área do conhecimento. A toga preta, usada por todos os membros da academia, decorre de tradições seculares instituídas pelas primeiras universidades do mundo.

Novos reitor e vice-reitor, em agradecimento à dedicação na gestão 2014-2022, entregaram aos professores Evaldo Antonio Kuiava e Odacir Deonisio Graciolli a escultura da série Pombas, produzida pelo escultor gaúcho João Bez Batti especialmente para a UCS e que desde 2008 configura-se em presente conferido pela instituição em ocasiões comemorativas ou solenes.

A cerimônia seguiu-se de confraternização no Restaurante Universitário.

Confira galeria de imagens da solenidade

Confira galeria de imagens da recepção no Restaurante Universitário

Uma avaliação na despedida

O professor Evaldo Antonio Kuiava, em seu discurso de despedida da Reitoria, destacou a complexidade com que se depara a busca pela solução dos desafios da atualidade, para além dos recursos da ciência. “Assim como o humano e a natureza, uma universidade é multidimensional, é um corpo vivo, com dimensões não administráveis no sentido de que se possa dominar e controlar. Embora seja possível gerenciar com êxito, visando certa unidade na diversidade, existem dimensões no mundo acadêmico que transcendem a realidade concreta e são irredutíveis a esquemas, teorias e práticas de gestão vigentes no mundo atual”.

Kuiava reforçou que compete à Universidade ser a guardiã de todos os saberes. “Temos a convicção de que o presente e o futuro se constroem com o conhecimento integrado em todas as áreas. Viver uma universidade será sempre um encontro de perguntas e respostas para as grandes e múltiplas questões da vida. De fato, o produto principal é o conhecimento, produto e fruto da pesquisa, do pensamento crítico e reflexivo.”

O agora ex-reitor rememorou conquistas, evoluções, desafios e números dos oito anos de sua equipe de gestão à frente da Reitoria com perspectiva humana, ética e cidadã de administrar, tendo como elemento norteador a educação de qualidade e o enfoque na sabedoria prática.

Agradeceu à sua equipe, especialmente ao professor Odacir Graciolli, enquanto seu vice-reitor, professores, alunos, funcionários e amigos, colaboradores, comunidade caxiense e regional, entidades e a todos que se juntaram à caminhada. “Deixamos a gestão certos de que buscamos, a cada dia, contribuir para uma sociedade mais justa e desenvolvida”, concluiu, reforçando o compromisso com a educação e com a UCS.

Mais um pilar de sustentação da Universidade

O novo reitor, professor Gelson Leonardo Rech, definiu que, com honra, emoção e elevado senso de responsabilidade inicia, junto ao vice-reitor Asdrubal Falavigna, o desafio de estar à frente da gestão de uma das mais importantes instituições criadas pela cultura humana: a universidade. “Particularmente, sinto-me honrado e provocado a dar o máximo a essa Instituição, a UCS, que tanto quero bem. Com certeza trata-se do maior desafio de minha vida acadêmica e profissional”.

Ao compartilhar elementos de sua formação pessoal e profissional, disse entender-se como “um professor e um gestor”, com formação plural. “Penso que no papel da liderança, acadêmica, especialmente, é fundamental valorizar as pessoas e apontar o caminho. A UCS é uma Instituição séria, grandiosa, os nove reitores que me antecederam sempre zelaram para que fosse uma casa do saber, uma casa da ciência, da arte, da cultura, e a posicionaram como elemento desenvolvedor da sociedade”, afirmou, exaltando ainda a visão dos fundadores da UCS.

Diretrizes Institucionais

O reitor Gelson Leonardo Rech também tornou públicas, em seu discurso, as novas diretrizes que passam a integrar o planejamento institucional para os próximos quatro anos; são elas:

  • Valorização das pessoas
  • Inserção nacional e internacional
  • Excelência Acadêmica 
  • Sustentabilidade social, econômica e ambiental
  • Foco na pesquisa e inovação
  • Transformação digital
  • Gestão e Compliance

“Os membros da equipe da reitoria que tomam posse hoje compartilham e cultivam valores como o compromisso com a ciência e com a educação, a pesquisa, a inovação, o trabalho, a responsabilidade e o respeito às pessoas”, avaliou, em cerimônia que marca o início do trabalho do grupo para catapultar as possibilidades que uma universidade pode operar.

No contexto da inovação, anunciou que será realizado o maior investimento da história da UCS, com a destinação de mais de cem milhões de reais para a ampliação do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS e de todo o ecossistema de inovação tecnológica, social, cultural e da área da Saúde, aporte autorizado pelo Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul com recursos provenientes da Finep. 

“Queremos ser a melhor universidade comunitária do Rio Grande do Sul. Queremos nos constituir como liderança na promoção do conhecimento com uma forte política de cooperação internacional e de integração social, no horizonte da excelência acadêmica.”

Um novo passo na gestão

O presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, conduziu a sessão solene e destacou o caminho desenvolvido até aqui e também as metas que se impõem à Universidade para o futuro.

“Sabemos que o desafio do Ensino Superior terá novos desdobramentos, mas a vivência da última gestão nos permite vislumbrar um futuro com mais tranquilidade e com potencial de alcançar novas conquistas, especialmente, no campo da inovação. A inovação é certamente o grande passo dado na gestão e também um dos maiores desafios da contemporaneidade. Ao mesmo tempo que credencia uma Universidade a seguir em movimento, permite que apresente diferenciais à sociedade, o que possibilita ao conjunto da comunidade avançar”, discursou, pouco antes de fazer o encerramento da sessão solene.

Gestão Superior da Reitoria

Em seu primeiro ato, o reitor Gelson Leonardo Rech nomeou e deu posse aos demais integrantes da Gestão da Reitoria da UCS: 

  • Pró-Reitora de Graduação (antes denominada Acadêmica), professora Flávia Costa (que dá continuidade à atuação no cargo)
  • Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Everaldo Cescon
  • Pró-Reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, professora Neide Pessin
  • Sub-Reitor do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, professor Fabiano Larentis
  • Chefe de Gabinete da Reitoria, professor Marcelo Faoro de Abreu
  • Diretor de Relações Institucionais (área criada pela nova gestão), professor Givanildo Garlet

Fotos: Leandro Araújo, Foto Itália/Especial UCS