Rua da Brincadeira: UCS, em parceria com a SMEL, realiza tarde para acolher crianças e suas famílias

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 01/12/2022 | Editado em 01/12/2022

No sábado, 3 de dezembro, atividade promove espaço de recreação às crianças e também dinâmicas de ensino-aprendizagem a estudantes de Pedagogia e Educação Física

Atividade ligada ao projeto Experiência UCS: Infância e Docências, a Rua da Brincadeira ocorre no dia 3 de dezembro, sábado, a partir das 14h, no estacionamento em frente ao Restaurante Universitário, no Campus-Sede da UCS, em Caxias do Sul. 

A ação, aberta à comunidade, é uma parceria da Universidade de Caxias do Sul com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Durante a atividade, 50 estudantes dos cursos de Educação Física e Pedagogia recebem crianças e suas famílias para uma tarde de brincadeiras no Campus. 

“A Rua da Brincadeira será um espaço de circulação de famílias e importante momento de diversão para os pequenos”, destaca a professora Terciane Ângela Luchese, diretora da Área do Conhecimento de Humanidades da UCS. “Queremos que a tarde possa ser a mais exitosa possível, e a Rua da Brincadeira seja uma experiência marcante e constitutiva de memórias positivas da UCS na comunidade”, acrescentou

Docente da UCS, a professora Rochele A. Maciel vai supervisionar a atuação dos acadêmicos da Universidade. Ela destaca o trabalho pedagógico envolvido na preparação para receber as crianças na Instituição de Ensino. “A Universidade propõe um momento de formação aos acadêmicos dos cursos de Educação Física e Pedagogia, através desse projeto para relacionar teoria-prática e valorizar  a infância e o brincar. As crianças poderão brincar, se divertir, conviver, aprender e experienciar o movimento”, contextualizou.

Projeto vincula docências e infâncias

A Rua da Brincadeira integra o projeto Experiência UCS: Infâncias e Docências, que, nos meses de outubro e novembro, produziu rodas de conversas, oficinas e encontros para discutir e ampliar o debate sobre o ensino e a formação de professores no âmbito da Educação Infantil.