Ranking Universitário: entre comunitárias e privadas, UCS é a mais inovadora do país.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 02/10/2018 | Editado em 06/04/2020

Pesquisa realizada anualmente pelo jornal Folha de S. Paulo avaliou 196 universidades brasileiras. Entre as 89 instituições comunitárias e privadas, UCS se consolidou na classificação geral como a 6º melhor universidade brasileira e alcançou a liderança no critério Inovação.

A Universidade de Caxias do Sul ocupa a primeira colocação em Inovação no Ranking Universitário Folha (RUF), entre as instituições comunitárias e privadas de ensino superior. Divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo, na segunda-feira, dia 1º de outubro, o ranking mostra ainda que a UCS se consolidou no segmento como a sexta melhor universidade do país. [ Confira os dados completos do RUF ]

Na classificação geral, incluídas as instituições estaduais e federais, a UCS está na sexta colocação no Rio Grande do Sul. No indicador Pesquisa Científica, a Universidade também demonstrou crescimento e agora está entre as nove melhores colocadas do segmento privada e comunitária no país.

Formulada com base em cinco critérios, a avaliação é a mais prestigiada do país referente ao Ensino Superior brasileiro. Nesta edição do ranking, a metodologia de avaliação passou por aperfeiçoamentos. O indicador de Inovação contabilizou, além das patentes solicitadas pelas instituições de ensino, os estudos acadêmicos publicados em parceria com o setor produtivo – o que explica a melhora da UCS em relação a outros anos, já que a proximidade com o desenvolvimento regional é uma das marcas da instituição.

O RUF também ampliou de 2 anos para 5 anos (2011-2015) o recorte temporal da coleta dos dados relativos à produção científica e também dobrou o peso concedido à nota do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). O componente, agora, passa a valer quatro pontos – o dobro do que valia na edição anterior do ranking.