Saiba quem venceu o concurso Gold Chef Brasil 2021, realizado com parceria da ESLAG UCS

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 14/12/2021 | Editado em 17/12/2021

O paulista Giovanni Nunho Giandoni Costa cozinhou sua receita, um polvo com beterraba e risoto de mascarpone, para 20 jurados, no dia 3 de dezembro. Premiação inclui bolsa para o curso de Chef Executivo Internacional UCS/ICIF.

Os oito finalistas do concurso nacional para cozinheiros amadores Gold Chef Brasil 2021 apresentaram suas receitas para 20 jurados em oito noites – somando 160 avaliadores –  durante o mês de novembro e dezembro, na Escola de Gastronomia da UCS, em Flores da Cunha. O advogado paulista de 24 anos Giovanni Nunho Giandoni Costa, que descobriu a competição pelas redes sociais, obteve a nota mais alta pela execução do seu prato: Polvo com Beterraba e Risoto de Mascarpone. “Existem diversas receitas que trazem o uso do polvo, do risoto e da beterraba. Acredito que minha releitura deste prato destaque, de forma não convencional, as características de cada um desses ingredientes, trazendo inovação e respeito ao prato original”, disse ele na ficha de inscrição.

O resultado, 70% da nota, foi atribuído pelo grupo de 20 jurados e os outros 30% restantes ficaram a cargo dos chefs avaliadores do concurso. Juntando as avaliações, Giovanni obteve a nota 8,90 e se tornou o mais novo Chef do Brasil. Ele ganhará uma bolsa de estudos para realização do curso de Chef Executivo Internacional UCS/ICIF na Escola de Gastronomia UCS em Flores da Cunha/RS, em 2022, além de um kit Chef Century Tramontina (20 peças) com utensílios para cozinha, um kit especial de produtos do Centro Empresarial de Flores da Cunha e o troféu de campeão.

A terceira edição do concurso, realizada pelo Centro Empresarial de Flores da Cunha, Escola de Gastronomia da UCS e Dica de Chef, buscou chefs amadores que tiveram seus talentos despertados pelo tempo em que tiveram que ficar em casa cozinhando, devido à pandemia. Com base nesse cenário é que surgiu o tema: “Mostre para o Brasil o Chef que tem na sua cozinha”.

A competição teve início no dia 1º de setembro, com o lançamento do site e redes sociais oficiais do concurso e com a abertura das inscrições, que seguiram até o dia 17 de outubro. As duas primeiras edições do concurso Gold Chef aconteceram em 2016 e em 2017, respectivamente, e foram realizadas pela Cooperativa Vinícola Garibaldi e a empresa idealizadora, Dica de Chef. O Centro Empresarial de Flores da Cunha aderiu à ideia para promover o nome do município, maior produtor de vinhos do país, e para incentivar e envolver seus associados na proposta, considerando que a entidade representa setores produtivos locais, dentre eles, Vinhos, Turismo e Gastronomia.

Fotos: Tatiana Cavagnolli

*Com informações da assessoria do concurso.