Sete docentes da UCS recebem certificação no Programa INNOPEDA®.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 28/09/2017 | Editado em 28/09/2017

Convênio de Cooperação entre a Universidade de Caxias do Sul e a Turku University of Applied Sciences viabilizou a capacitação dos docentes da UCS na  Pedagogia da Inovação – INNOPEDA®, método de aprendizagem desenvolvido pela universidade finlandesa.

Sete professores da Universidade de Caxias do Sul serão certificados, nesta sexta-feira, dia 29, pelaTurku University of Applied Sciences (TUAS), para serem os trainers do Programa INNOPEDA® no sul do Brasil. Desde o início desta semana, duas docentes da instituição finlandesa – Liisa Kairisto-Mertanen, diretora da Faculdade de Tecnologia, Meio Ambiente e Negócios, e Mina Scheinin, chefe do Programa Future Leaning Design, encontram-se na UCS para concluir o processo de formação dos docentes na Pedagogia da Inovação e avançar nas tratativas de certificação da UCS para representação do Programa INNOPEDA® no sul do Brasil. A cerimônia de certificação será no Gabinete do Reitor, às 14 horas.

Em 2015, o reitor Evaldo Kuiava e o reitor Vesa Taatila, da TUAS, assinaram, em Caxias do Sul, um convênio de cooperação que visava disseminar nas Instituições de Ensino Superior da região sul do Brasil a Pedagogia da Inovação – INNOPEDA®, um método de aprendizagem desenvolvido pela universidade finlandesa. O convênio tinha como objetivo a formação de um grupo de professores a serem capacitados nos métodos da INNOPEDA® e a constituição de uma pesquisa sobre essa temática.

Lançamento de livro
Às 15 horas, no saguão da Reitoria, será lançado o livro “Pedagogia da Inovação: a experiência finlandesa”, organizado por Liisa Kairisto-Mertanen, Taru Penttilä e Vania Elisabete Schneider, pela EDUCS. A publicação é resultado do acordo de cooperação firmado entre a UCS e a Universidade de Ciências Aplicadas de Turku e traz artigos de autoria de professores e técnicos da TUAS, com a tradução e revisão técnica do Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM), da UCS, acerca do método INNOPEDA ® e de suas diferentes aplicações na universidade finlandesa.

Na apresentação da obra, o reitor Evaldo Kuiava destaca que “a Pedagogia da Inovação desenvolve-se por meio da pesquisa educacional e da elaboração de métodos de inovação, em busca da flexibilidade curricular, da multidisciplinaridade, da interdisciplinaridade, do empreendedorismo e de variados métodos de avaliação. Tal busca procura entender os fenômenos sociais que surgem, constantemente, no ambiente universitário, para formar, assim, sujeitos competentes e comprometidos com a produção de processos inovativos no âmbito do mercado de trabalho. O INNOPEDA ® , de fato, apresenta-se como uma excelente estratégia para auxiliar as instituições de Educação Superior de todo o mundo. E a UCS, acompanhando os processos de inovação da TUAS, passou não só a acreditar nessa metodologia, mas a segui-la e a disseminá-la, enviando à Finlândia, em fevereiro de 2016, um grupo de oito professores para receber capacitação sobre a Pedagogia da Inovação”.

Em breve, também será publicada outra obra sobre a Pedagogia da Inovação, contendo os artigos dos professores da UCS, validando a aplicação do método na Universidade de Caxias do Sul.