Simpósio de Arquitetura debate como o conhecimento acadêmico chega à periferia.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 06/11/2018 | Editado em 06/11/2018

Propiciar discussões que envolvam a academia e a sociedade civil abordando as possibilidades de atuação acadêmica na periferia das cidades, na melhoria das suas condições de vida e no reconhecimento da importância de suas comunidades na formação e evolução das cidades.

Esse é o objetivo do Simpósio: O seu conhecimento chega na periferifa?  organizado pela Área do Conhecimento de Artes e Arquitetura em parceria com o  Escritório Modelo do curso de Arquitetura e Urbanismo (TaliesEM) para ser realizado entre os dias 9 e 10 de novembro, no Campus 8.

A atividade, destinada a graduandos e egressos de cursos de Arquitetura e Urbanismo, participantes e ex-participantes de Escritórios Modelos, profissionais ligados aos temas de urbanismo colaborativo, periferias e afins, objetiva congregar visões acadêmicas e da sociedade civil com vistas a estabelecer um debate de como a academia chega na periferia – se é que ela chega – e os desafios que a própria periferia impõe à atuação acadêmica.

A professora Terezinha de Oliveira Buchebuan, que coordena o Simpósio, explica que a intenção é colaborar para a quebra do estigma centro-periferia. “O evento propõe a formação de mesas-redondas com discussões de profissionais que envolvam as áreas de Arquitetura e Urbanismo, Antropologia, História e Geografia, além da visão de quem mora ou trabalha nas periferias de Caxias do Sul”.