Simpósio Internacional de Educação em Saúde na UCS debate os desafios desta área do ensino

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 16/10/2023 | Editado em 17/10/2023

Reitor honorário da Universidade de Lisboa, Antônio Manuel Seixas Sampaio Nóvoa é um dos painelistas convidados. Evento também celebra os 55 anos do curso de Medicina da Universidade

As transformações no ensino em saúde estão entre as temáticas do evento

A Universidade de Caxias do Sul realiza nos dias 19 e 20 de outubro o Simpósio Internacional de Educação em Saúde. As inscrições podem ser feitas através deste link, até o último dia de atividades. Promovido pela Área do Conhecimento de Ciências da Vida, o evento ocorre no UCS Teatro e o público-alvo são estudantes, professores e pesquisadores da área da saúde. O evento está inserido na celebração dos 55 anos do curso de Medicina da UCS, completados em 2023.

O Simpósio contará com palestrantes de renome nacional e internacional, como o reitor honorário da Universidade de Lisboa, António Manuel Seixas Sampaio Nóvoa, que apresenta o painel Desafios do Ensino Superior da Contemporaneidade. Doutor em Ciências da Educação e em História Moderna e Contemporânea, Nóvoa é reconhecido como um dos grandes pensadores da educação na atualidade. O professor é autor de mais de 150 publicações, entre livros e artigos, e foi candidato à presidência de Portugal em 2016.

Entre os painelistas também estão os professores Luiz Ernesto de Almeida Troncon, Milton Arruda Martins e Patrícia Tempski, da Universidade de São Paulo (USP). Da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) participa o professor João Castro. Representando a UCS estarão os professores Eleonora Bedin Pasqualotto, Maria Helena Itaqui Lopes, Nilva Stédile e Walter Praetzel Porto, e o acadêmico de Medicina Cristian Pigatto. Ainda marcará presença a gestora com ênfase na área da saúde, Daniele Leandra Meneguzzi.

Entre as temáticas estão as transformações no ensino em saúde e o futuro da educação nesta área do conhecimento; como as diferentes gerações ensinam e aprendem; a instrumentalização do Processo de Telessaúde; e a interface entre Universidade e os serviços públicos de saúde. Confira a programação completa.

O vice-reitor da UCS, professor Asdrubal Falavigna, destaca que o Simpósio será um ambiente de debates e reflexões sobre as transformações do ensino em saúde, os desafios do Ensino Superior e as oportunidades neste âmbito nas diferentes gerações. O professor reforça que a Universidade vem trabalhando de forma intensa na ideia de colaboração entre os cursos e a necessidade de interprofissionalização. “Saúde não se faz somente com médicos, mas sim com a união dos diferentes saberes na área da saúde. É com esta proposta que convidamos todos os profissionais, educadores e estudantes para participar deste Simpósio”, conclui Falavigna.